Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Não consigo usar o programa no prompt

ao usar os comandos indicados aparece isso:

C:\Users\Marilia>mysql -uroot -p 'mysql' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Sei que tenho que alterar alguma coisa em path, mas nem sei onde isso fica. O programa está instalado e funciona pela IDE.

8 respostas

Olá, Marília.

Para alterar a variável PATH no windows você deve:

1) Clicar com o botão direito em "Meu computador"

2) Clicar em "propriedades"

3) Selecionar a aba "Avançado"

4) Clicar em "Variáveis de Ambiente"

5) Localizar "Variáveis do Sistema" e selecionar a variável "Path"

6) Clicar em "Editar"

7) Após a ultima instrução adicionar o caminho do diretório "bin" da versão do MySQL que você instalou. Ex:

…”;C:\Program Files\MySQL\MySQL Server 5.6\bin”

Ah... Pelo que vi você deixou o nome do usuario root colado à flag -u. Tenta dar um espaço entre a flag e o parâmetro. A sintaxe de conexão do mysql via linha de comando é

mysql -u USERNAME -pPASSWORD -h HOSTNAMEORIP DATABASENAME

Para uma conexão local o mais normal (sem password) de se encontrar é

mysql -u root -p -h localhost 'nome_da_base'

Para conexões com senha basta digitar a mesma junto à flag -p. Dessa vez sem espaço mesmo, conforme a sintaxe acima. Assim você ja faz a conexão direto na base. Para somente iniciar o MySQL basta digitar a linha de comando:

mysql -u root -p

Espero ter ajudado!

Eu fiz isso do path, mas não tem essa pasta bin, então colei o endereço e inseri o \bin no final.

Continua não dando certo, dando a mesma mensagem.

Oi Marilia,

Dessa forma não funciona. Tem que ser exatamente na pasta bin. Você instalou o MySQL apenas ou instalou juntamente com um servidor apache (XAMPP ou WAMP)?

O diretório acima é apenas um exemplo. Pode ser que não seja 100% igual.

A pasta que você procura pode estar em outro lugar dependendo do jeito que você instalou o MySQL em sua máquina, por exemplo. Usando o XAMPP, provavelmente vai estar em:

c:\xampp\mysql\bin

ou em um local similar a esse. Espero ter ajudado.

Eu instalei apenas o MySql workbench 6.3 CE. E realmente não encontro essa pasta bin. Vou tentar fazer o curso usando a IDE, apesar de ser confuso.

Oi Marília,

Você consegue realizar uma conexão com o banco pelo MySQL Workbench?

Talvez você só tenha instalado ele e não o servidor, dá um olhada na sua pasta de Arquivos de Programas (cuidado com a arquitetura do seu S.O.) e confere se na pasta MySQL existe a pasta MySQL Server X.X (sua versão).

Não, não tenho essa pasta. O que deve baixar?

solução!

Se você estiver usando Windows, baixa o instalador na página oficial, ai é só selecionar o Server e configurar, de acordo com seus parâmetros.

No curso tem uma parte que o instrutor te ensina a instalar ele no windows... Essa aqui.

Espero ter ajudado,

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software