Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Não consigo usar o "localhost/loja/index.php"

Fiz o download do Xampp, ativei o MySQL, ativei o Apache e segui os mesmos passos do instrutor, mas não consigo abrir depois usando o localhost/loja/index.php, como corrigir esse erro?

10 respostas

Qual é seu sistema operacional?

Tenta passar a url exatamente assim http://localhost/loja/adiciona-produto.php

Existem outros servidores webs rodando além do Apache?

Uso o Windows 10.

Não funcionou, ainda permanece o erro:

"Não foi possível encontrar a página deste localhost

Nenhuma página da web foi encontrada para o endereço da Web: http://localhost/loja/adiciona-produto.php" (HTTP Error 404).

Em relação à ultima questão, eu não sei diagnosticar o funcionamento de servidores webs. Após muito pesquisar eu consegui diagnosticar um erro e ativar o Apache, mas mesmo assim não funciona.

Se for referente ao próprio Xampp, vale ressaltar que o MySQL está ativado também.

Hum, que estranho. Por hora vai usando esse site pra treinar o aprendizado do php https://www.runphponline.com/

Com todo o respeito, já tentou reiniciar o computador depois da instalação?

Não tentei reiniciar a máquina, achei que não seria algo necessário ou relevante.

solução!

João, seguem algumas sugestões e verificações que devem ser feitas:

1) iniciar os serviços APACHE e MYSQL do XAMP 2) Verificar que o serviço está rodando: digite localhost no navegador e verifique que será aberta uma página com as informações do XAMP. 3) Confirmar que os seus arquivos do site estão gravados dentro da pasta xampp/htdocs (pasta padrão utilizada pelo xampp para os arquivos dos sites). Para acessar o caminho localhost/loja/index.php é necessário que tenha sido criada uma pasta loja com o arquivo index.php dentro do diretório htdocs do XAMPP.

Ressucitando (para já deixar de lado) a pergunta. Hoje mesmo tentei fazer o curso de novo, segui os passos e fracassei, mas consegui acessar usando localhost:8080 (eu mesmo configurei para acessar esse port)

Oi João tudo bem?

Já encaminhei a sua dúvida para o pessoal da equipe (eu desisti de instalar o PHP na minha casa, uso só na empresa rsrsrs)

O pessoal não costuma entrar muito no final de semana, assim que possível eles vão te ajudar.

Oi João, tudo bom? =)

Você chegou a verificar se já não tem alguma coisa rodando na porta 80? Se eu nao me engano o Skype sobe nessa porta no windows.

De qualquer forma, se você tiver o PHP configurado nas suas variáveis de ambiente você também pode subir um servidor pelo comando:

php -S localhost:8000

Que costuma dar menos dor de cabeça =)

Opa, então, como eu disse antes, consegui resolver o problema, e realmente era por causa do endereço. Como eu mudei a porta de entrada do Apache, devia especificá-la na URI. De qualquer forma, obrigado pela sugestão, ela pode ser útil para mim no futuro.