Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Não consigo testar o programa

Pessoal, tem alguma coisa errada com o meu código? eu praticamente copiei o programa mas mesmo assim quando eu vou executar o Chrome dá pau... eu já estou ficando maluco rsrs

<meta charset="UTF-8">

<script>

    function pulaLinha ()
    {
        document.write("<br>");
    }

    function mostra(frase)
    {
        document.write(frase)
        pulaLinha();
    }

    for(var multiplicador = 1; multiplicador <= 10; multiplicador + 1) {

        mostra(7 * multiplicador);
    }

    mostra("FIM");

</script>
4 respostas
solução!

Amigo, esta faltando voce incrementar a variavel multiplicador dentro do for

multiplicador = multiplicador + 1

segue o código:

<script>

    function pulaLinha ()
    {
        document.write("<br>");
    }

    function mostra(frase)
    {
        document.write(frase)
        pulaLinha();
    }

    for(var multiplicador = 1; multiplicador <= 10; multiplicador = multiplicador + 1) {

        mostra(7 * multiplicador);
    }

    mostra("FIM");

</script>

Você também pode alterar o trecho conforme abaixo para incrementar a variável de controle do laço.

for(var multiplicador = 1; multiplicador <= 10; multiplicador++) {

mostra(7 * multiplicador); }

Oi Johnny como já foi dito o erro se encontra na parte de incremento do for que pode ser tanto da forma que o Gustavo indicou como a do Daniel, sempre que você rodar os seus programas e perceber que nada é exibido ou a aba ficar rodando por muito tempo, verifique com a ajuda do console do desenvolvedor onde está o erro no seu programa.

Ao rodar o seu programa com o console do desenvolvedor aberto ele informa de um problema na linha 16:

Uncaught SyntaxError: Unexpected token )

Nem sempre as mensagens de erro são tão claras como essa por exemplo, no entanto só de saber em que linha está o problema que procuramos já ajuda bastante dependendo do volume do código em que estamos trabalhando.

Para abrir o painel Console dedicado:

Pressione Ctrl+Shift+J (Windows/Linux) ou Cmd+Opt+J (Mac).

Ou vai nesses tres pontinhos ao lado da barra de endereços no canto superior direito -> Mais Ferramentas -> Ferramentas do desenvolvedor.

Caso persista alguma dúvida a respeito desse exercício ou curso pode perguntar aqui mesmo ou se você não tiver mais nenhuma dúvida a respeito você pode marcar uma resposta como solução, finalizando assim esse tópico.Espero ter ajudado. Bons estudos.

Gustavo, Daniel e Maison, muito obrigado!!

Eu não acredito que foi tão simples corrigir assim, acho que eu já estava meio cansado e não notei isso...

Como eu estava rodando o programa sem o console do desenvolvedor e ele ficava num "loop infinito" eu não estava conseguindo identificar qual era o erro... Mas agora aprendi a lição! Mais uma vez obrigado aos três, foi muito esclarecedor.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software