Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
12
respostas

Não consigo selecionar os hexagonos e problema para aprendizado desse exercício

Já é a 3X que começo esse curso e paro nesse exercício. Acredito que há problemas com os arquivos e um salto muito grande para quem está começando a mexer no AE. Explico o problema aqui - [https://vimeo.com/234154461/c8f5dc4c72]

12 respostas
solução!

'Fala mano, já to terminando a releitura desse exercicio, posiciono vc logo logo!

Olá Daniel, eu encontrei a mesma dificuldade que você, e pra piorar a minha situação, eu fiz o curso sem fazer a aula do Illustrator.

Fiquei dois dias travado nesse mesmo ponto, debruçado sobre como selecionar os hexágonos. Acabei percebendo que tem um item (ou camada) que se sobrepõe a todas as camadas abaixo e sempre que tentamos selecionar algo, na verdade estamos clicando esse mesmo item/camada.

A partir dessa percepção, fui a caça de qual seria essa camada, quando encontre e a deletei o problema sumiu e todos os hexágonos passaram a ser selecionados normalmente. (infelizmente não lembro a posição exata da camada).

Por fim acabei conseguindo, com muito custo, terminar o exercício. O resultado pode ser visto aqui

Concordo com você sobre essas saltos de aprendizado que as vezes ocorre não só nesse, mas em vários cursos aqui da Alura. Atualmente estou tendo uma dificuldade pesada pra concluir um exercício do Illustrator I, justamente pelo falo de o comportamento na tela da aula se totalmente diferente do comportamento real do software em ação.

Espero que esse meu comentário possa te ajudar a solucionar o problema. Dá trabalho, mas ao encontrar a camada que está sobrepondo os hexágonos pode te ajudar também.

Detalhe que quando deletei a camada não percebi qualquer alteração no design dos hexágonos. Ou seja, a camada problemática não serve para nada, a não ser infernizar a vida dos alunos iniciante ;-)

Abraço.

Concordo contigo Daniel... e muito.

Adiante neste curso, fica complicado pois, para alguém que não sabe onde o cara clica, o corte no video atrapalha.

Eu por exemplo fiz de forma diferende dele adiante. Quando manda fazer o grupo de Hex. Coloquei somente um hexagono e dupliquei. Esta aula, eu mexi no ilustrator para ter melhor êxito. Mas concordo com voce Daniel.

E também concordo com voce sobre a Alura. Ambiente bacana mesmo. E também penso como você: "melhor dar o feedback para que mudem e continuemos a curtir.

Talvez o professor teve a melhor das intenções, mas para quem não mexe, é melhor ir beeeeem devagar. Falando tudo que clica, onde clica, qual botao no teclado. Falando sempre.

Abraço

P.S.: ja estou com o pc, vou procurar o camtasia pra poder gravar as coisas que tento explicar pessimamente com texto - risos

Fala Pessoal, tudo bem?

Estou refazendo o footage trabalhado em aula, otimizando pra vcs e posto aqui ;)

otimo

Fala galera, tudo bem?

Eu fiz um video, onde explico a linha de raciocínio que usei para simplificar um pouco mais esse processo.

Além clicando aqui tem o projeto do _After, para que vocês baixem e vejam o processo que realizei.

Espero que vocês tenham entendido, qualquer coisa postem aqui!.

Indiretamente Marcão, tu ja respondeu metade de uma duvida que ficou pairando naquela minha pergunta dos pre-composers. E que depois comentei em reutilizar comparando com o flash. A dúvida era sobre processamento.

Minha máquina chegou e fui fazendo os exercícios e enclusive fiz de forma diferente. O próximo, das bolinhas até fiz de outra forma, outra organização (o que me concedeu mais facilidade).

Porém estou tendo problemas com o After na exportação. Se puder me passar seu email. Digo do email pois o problema é a 'versao' de meu After que é complicado tratar em fórum.

Abraço

Marcos, essa explicação foi matadora, ajudou muito a entender o processo.

Realmente esse exercício com o arquivo do Illustrator deixou o AE extremamente pesado, até mesmo para um MAC poderoso.

Só me restou uma dúvida. Na minha animação eu fiz a entrada dos hexágonos em grupos, como no exercício, mas na saída, eu animei um a um individualmente: Imagino que com esse método a animação individual dos hexágonos não funcionariam do modo que eu usei, certo?

Ficou foda mesmo essa explicação!

Para engrossar o coro puxado por Alex e continuado por Daniel; venho, de pé, aplaudir.

Fala pessoas! Muito obrigado, quase correu uma lágrima aqui em HAHAHAHA

Vamos lá Alex, vamos lá! Infelizmente da forma que pensou a sua animação, ela não seria exatamente aproveitada da mesma forma, teria que usar uma linha de raciocínio que costumamos chamar de animação em bloco, onde usamos técnicas diferentes para cada etapa da animação. Eu to finalizando um curso, onde explico isso, mas qualquer coisa, pra te ajudar eu faço um vídeozinho explicando essa linha de raciocínio pra ti.

É como costumo falar em aula, tudo parte de um bom planejamento sabe? Se já tem a ideia de como a animação vai evoluir, as técnicas, efeitos e recursos ficam mais fáceis de ser gerenciados.

Concordo Marcão.

Tanto é que a animação das bolinhas, fiz de outra forma e além de me sentir bem mais confortável, fiz mais rapido e sem bugs. Tipo ter que sair corrigindo coisas ao fim.

Quase tentei instalar o camtasia para fazer um video pra postar pros amigos que estamos nessa caminhada afim de aprender a editar animações.

Abraço

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software