Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
3
respostas

Não consigo salvar meu projeto no Colab.

Toda vez que termino de usar o Colab, no dia seguinte preciso subir todos os arquivos de novo, realizar todos os comandos para renomear os arquivos, colunas etc. É possível deixar salvo?

3 respostas

Oi Mairon. Não é possível. O mais próximo que você consegue chegar disso é instalando o jupyter notebook no seu pc. Aí vai poder deixar todos os arquivos salvos na mesma pasta que o arquivo do notebook.

De qualquer forma vai precisar dar um run all sempre que iniciar para que o python assuma o nome das variáveis, execute comandos necessários como mudar nomes de colunas em dataframes e etc.

Olá Mairon tudo bem com você??

Sim e não =)

Vou te explicar o que acontece e claro, te indicar como não precisar ficar refazendo tudo a cada abertura do Colaboratory. Vem comigo!

Vamos iniciar com uma informação muito importante que ele mesmo entrega para nós ao adicionarmos arquivos para utilizar no colaboratory, chamarei de colab daqui para frente.

Imgur

Isso ocorre pelo fato que o Google empresta esse espaço para nós (VM) ou Máquina Virtual e depois ele desliga essa máquina quando você fecha a guia ou deixa ela inativa por um tempo. É recurso sendo gasto e convenhamos que não seria fácil de manter tudo isso ali 24h rodando.

Contudo, o próprio Google entrega soluções que você poderá utilizar para não ter retrabalho.

A primeira é que você utilize o comando abaixo para criar um Armazenamento ou Drive e assim salvar seus DataSet, Notes e o que mais precisar no seu projeto.

Para isso utiliza a linha de código abaixo:

from google.colab import drive
drive.mount('/content/drive')

Ela será responsável por montar um Drive linkando a sua conta do Google, seu e-mail Gmail vai servir nesse momento!

Imgur

Clique no link e será direcionado para a tela seguinte e fará algumas confirmações e liberações:

Imgur

Utilize seu e-mail Gmail aqui ou crie um novo:

Imgur

Aceite as condições:

Imgur

Copie o código que ele te fornece:

Imgur

Cole aqui na barrinha de input que se abriu e aperte ENTER

Imgur

Navegue pelo Drive, crie pastas, acesse, e gerencie como preferir, lembra bastante as pastas do windows que utilizamos diariamente.

E claro tem mais uma forma de fazer a criação desse Drive, você pode apertar este botão Mount Drive

Imgur

Conectar ao Google Drive como explicado anteriormente e acessar suas pastas ou criar novas =)

Então depois disso é só abrir o seu Colab e escolher últimos Notes trabalhados e lembrar de rodar a célula para conectar no seu Drive, carregar as informações e seguir com seus projetos.

Ahhhh outra ferramenta bem legal que o Colab oferece é enviar seus notes diretamente para sua conta github conectada. Fica em Arquivos -> Salvar uma cópia no Github.

Espero ter te ajudado e qualquer dúvida é só retornar aqui!

Bons estudos!

Só para pontuar, talvez eu não tenha interpretado a sua pergunta direito e conforme o nosso instrutor mencionou, realmente é necessário rodar todo o Note ao abrir, e temos a opção de usar o Jupyter como ele citou, instalando no pc.

Veja o que te atende melhor!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software