1
resposta

Não consigo salvar aparece esta informacao

OLE DB or ODBC error: [DataFormat.Error] A tabela externa não está no formato esperado..
Se eu tento usar um projeto pronto, tenta buscar em um caminho que nao consigo alterar
c:\user\daniel\desktop\meu projeto
Como consigo resolver isto?

1 resposta

Olá! Tudo bem?

O erro OLE DB ou ODBC: [DataFormat.Error] geralmente acontece quando o Power BI não consegue interpretar os dados da fonte no formato esperado, seja por caminho incorreto, arquivo inexistente ou estrutura diferente do esperado.

Pelo que você descreveu, acredito que o problema esteja relacionado ao fato de não ter conseguido baixar o visual (por conta da limitação para contas Microsoft) e ter seguido a orientação da nota da aula, certo?

Quando você baixa o projeto, os caminhos das fontes de dados ficam apontando para o computador de origem, que neste caso, o do instrutor, algo como:
c:\user\daniel\desktop\meu projeto

Por isso, é necessário ajustar esses caminhos para os arquivos que estão no seu computador. Você pode fazer isso assim:

  1. No Power BI Desktop, vá em Transformar Dados

  2. Clique novamente em Transformar Dados para abrir o Power Query
    Menu do Power BI Desktop com a opção **"Transformar dados"** destacada por uma seta vermelha, indicando o caminho para acessar a transformação de dados no painel superior da ferramenta.

  3. No Power Query, na área de Consultas, selecione as tabelas para corrigir o caminho. Começando por Clientes:

    • Clique em Clientes
    • Vá na etapa Fonte
    • Troque o caminho para o local onde o arquivo está no seu computador

    Tela do **Editor de Consultas do Power BI** exibindo um erro de fonte de dados não encontrada. À esquerda, o painel de consultas mostra a tabela **“Clientes”** destacada (marcada com o número 1). No centro, há uma mensagem de erro informando que o arquivo `Clientes.txt` não foi localizado no caminho especificado. À direita, no painel **“Etapas Aplicadas”**, a etapa **“Fonte”** está selecionada (marcada com o número 2), indicando onde o problema ocorreu.

Repita esse processo também para:

  • Vendas
  • Arquivo de Amostra

Já a tabela Produtos utiliza uma URL disponibilizada no curso. Caso precise, segue abaixo:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vQuBG-JoWaeQF5rF3RgZYl5Z-PaJyDBK1I1c8a56RssNGoOlInqQROKi3z54u74E2ei32p_SWOpBb0v/pubhtml/sheet?headers=false&gid=0

Após ajustar todos os caminhos, aplique as mudanças em Fechar e Aplicar --> Fechar e Aplicar.

Menu suspenso do Power BI com a opção **“Fechar e Aplicar”** expandida, exibindo as alternativas **“Fechar e Aplicar”** e **“Fechar”**, utilizadas para salvar as transformações realizadas e retornar à tela principal do Power BI.

Após seguir os passos acima, me conta: Você continua recebendo esse erro?

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!