OLE DB or ODBC error: [DataFormat.Error] A tabela externa não está no formato esperado..
Se eu tento usar um projeto pronto, tenta buscar em um caminho que nao consigo alterar
c:\user\daniel\desktop\meu projeto
Como consigo resolver isto?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
OLE DB or ODBC error: [DataFormat.Error] A tabela externa não está no formato esperado..
Se eu tento usar um projeto pronto, tenta buscar em um caminho que nao consigo alterar
c:\user\daniel\desktop\meu projeto
Como consigo resolver isto?
Olá! Tudo bem?
O erro OLE DB ou ODBC: [DataFormat.Error] geralmente acontece quando o Power BI não consegue interpretar os dados da fonte no formato esperado, seja por caminho incorreto, arquivo inexistente ou estrutura diferente do esperado.
Pelo que você descreveu, acredito que o problema esteja relacionado ao fato de não ter conseguido baixar o visual (por conta da limitação para contas Microsoft) e ter seguido a orientação da nota da aula, certo?
Quando você baixa o projeto, os caminhos das fontes de dados ficam apontando para o computador de origem, que neste caso, o do instrutor, algo como:c:\user\daniel\desktop\meu projeto
Por isso, é necessário ajustar esses caminhos para os arquivos que estão no seu computador. Você pode fazer isso assim:
No Power BI Desktop, vá em Transformar Dados
Clique novamente em Transformar Dados para abrir o Power Query
No Power Query, na área de Consultas, selecione as tabelas para corrigir o caminho. Começando por Clientes:

Repita esse processo também para:
Já a tabela Produtos utiliza uma URL disponibilizada no curso. Caso precise, segue abaixo:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vQuBG-JoWaeQF5rF3RgZYl5Z-PaJyDBK1I1c8a56RssNGoOlInqQROKi3z54u74E2ei32p_SWOpBb0v/pubhtml/sheet?headers=false&gid=0
Após ajustar todos os caminhos, aplique as mudanças em Fechar e Aplicar --> Fechar e Aplicar.
Após seguir os passos acima, me conta: Você continua recebendo esse erro?