Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Não consigo rodar o jogo na linha de comando, no terminal.

Ao pegar para executar o jogo na linha de comando ou terminal, seja no próprio aplicativo do python ou no terminal cmd também, não consigo executar, aparece o seguinte ao tentar:


Microsoft Windows [versão 10.0.22000.856]
(c) Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\Fiducia SCMEPP>python
Python 3.10.6 (tags/v3.10.6:9c7b4bd, Aug  1 2022, 21:53:49) [MSC v.1932 64 bit (AMD64)] on win32
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>> python3 adivinhacao.py
  File "<stdin>", line 1
    python3 adivinhacao.py
            ^^^^^^^^^^^
SyntaxError: invalid syntax
>>> python adivinhacao.py
  File "<stdin>", line 1
    python adivinhacao.py
           ^^^^^^^^^^^
SyntaxError: invalid syntax
>>>

Está dando como sintaxe invalida, entretanto, o arquivo está na pasta, está rodando normal dentro do pycharm, vi em todos os fóruns e não consigo compreender oque pode estar acontecendo para não rodar, por gentileza, podem me ajudar?

3 respostas
Microsoft Windows [versão 10.0.22000.856]
(c) Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\Fiducia SCMEPP>python
Python 3.10.6 (tags/v3.10.6:9c7b4bd, Aug  1 2022, 21:53:49) [MSC v.1932 64 bit (AMD64)] on win32
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>> python3 adivinhacao.py
  File "<stdin>", line 1
    python3 adivinhacao.py
            ^^^^^^^^^^^
SyntaxError: invalid syntax
>>> python adivinhacao.py
  File "<stdin>", line 1
    python adivinhacao.py
           ^^^^^^^^^^^
SyntaxError: invalid syntax
>>>

Oi Gabriel.

Tem como colocar o código pra gente ver?

solução!

Olá Gabriel, tudo bem com você?

O terminal interativo do Python (Python Shell, demarcado por “>>>”) é utilizado para executar comandos simples do python e mostrar resultados, dessa maneira, não tem como chamar um arquivo python diretamente para ser executado lá.

Uma maneira como você pode executar esse arquivo é através do terminal/prompt de comando, indo diretamente na pasta onde está localizado seu arquivo e digitando “cmd” no local onde está escrito o diretório, e escrevendo python advinhacao.py, desse jeito que coloquei no gif abaixo. Como não tenho acesso ao seu código, criei um código teste no meu diretório com o mesmo nome para demonstrar como seria, mas só utilizar seu código no seu diretório mesmo quando for fazer, tá bem?

DESCRIÇÃO: No gif mostra uma página de documentos no windows, em tons claros e com uma lista de documentos de arquivos python, no qual a seta do computador caminha para o canto superior da página e clica na estrutura, selecionando todo o diretório que se encontra no local e digitando CMD logo em seguida. Com o pressionar da tecla enter, abre-se a prompt de comando do computador em tons escuros, com cor preta e letras brancas, e a seta do mouse centraliza a prompt de comando na tela do gif. O diretório da página está escrito “C:\Users\Lais\questoes-forum\python” e digita-se “python advinhacao.py” e pressiona enter. Logo após, uma frase aparece na linha seguinte, escrito “Bem-vindo ao jogo de advinhação :)” e novamente o diretório da página aparece descrito na linha inferior.

Outro modo, ainda utilizando o terminal, é escrevendo seu diretório com o comando cd, que é um atalho para mudar de diretório no cmd do windows. Você vai colocando cd\pasta até chegar na pasta que se encontra seu arquivo, e depois digita python advinhacao.py, como está sendo mostrado no gif abaixo, utilizando o meu diretório:

DESCRIÇÃO: O gif apresenta uma prompt de comando em tom preto com a letra branca, na qual é mostrado nas duas primeiras linhas as informações da Microsoft e versão da prompt, e logo abaixo apresenta uma linha que tem escrito “C:\Users\Lais”, digita-se  “cd questoes-forum” e aperta enter. Logo depois aparece na linha abaixo “C:\Users\Lais\questoes-forum”, digita-se  “cd python” e ao clicar enter aparece outra linha com “C:\Users\Lais\questoes-forum\python”, digita-se  “python advinhacao.py” e o arquivo de python é executado, aparecendo a mensagem “Bem-vindo ao jogo de advinhação :)” que se encontra no arquivo e novamente o diretório da página aparece descrito na linha inferior.

E caso queira utilizar a IDLE do python, você pode ir diretamente na pasta do arquivo, clicar no arquivo com o botão direito do seu mouse/mousepad e selecionar a opção Edit with IDLE e seleciona sua IDLE. Após isso, vá até a barra superior e clique em Run e após isso, em Run Module e seu código vai ser executado também, do jeito que eu mostro no gif abaixo: DESCRIÇÃO: O gif inicia-se em uma página de documentos no windows, em tons claros e com um único documento chamado “advinhacao” do tipo python. Clica-se com o botão direito do mouse (ou mousepad) e uma aba de opções aparece. Seleciona-se a segunda opção que indica “Edit With IDLE”. Essa opção abre outra aba com uma única opção, escrita “Edit with IDLE 3.10 (64-bit)”. Clica-se nessa opção e a IDLE do Python é aberta, na cor branca, em que um código escrito “print("Bem-vindo ao jogo de advinhação :)")” é mostrado com as cores roxa, preto e verde, e um menu no canto superior da aba, com letras pretas. Seleciona-se a quarta opção na horizontal do menu, onde tem a opção “Run” escrita e uma aba com quarto opções é aberta. Seleciona-se a primeira opção, onde tem escrito “Run Module” e uma outra página, com o código executado é aberta.

Caso queira se aprofundar mais ainda sobre a Linguagem Python, recomendo a formação Python e orientação a objetos na alura!

Em caso de dúvidas, me coloco à disposição.

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software