Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

10
respostas

Nao consigo rodar

Baixei a ultima versão disponível, a 3.8 e ao executar o comando

C:\Users\Meuusuario>python -V

ou mesmo

C:\Users\Meuusuario>python

A resposta que vem é

C:\Users\Maristela>python
                            ^
SyntaxError: unexpected character after line continuation character
>>>

O que devo fazer? não estou conseguindo baixar a versão do professor...

10 respostas

Olá Natália .

No tempo 01:08 da aula o instrutor pede que seja marcado a opção Add Python 3.5 to path normalmente esse erro aparece quando essa opção não é selecionada.

Você pode encontrar a versão do professor nessa pagina, mas acredito que não vai enfrentar problemas se utilizar a versão atual do Python.

Se o problema persistir, poderia me informar qual a versão do Windows que está utilizando, porque dessa maneira consigo montar uma passo a passo de uma solução alternativa.

Bons Estudos.

Oi Igor, obrigada pela ajuda! Eu segui essa recomendação do instrutor, o meu windows é o 10 versão 1903

Como devo proceder?

Olá Natália.

Recomendo desinstalar (basta rodar o instalador que você baixou e ele vai dar a opção de desinstalar) e instalar novamente o Python, dessa vez tente instalar a versão do professor (link).

Depois de reinstalar, se o problema continuar igual, siga os passos abaixo:

1 passo: Instale normalmente, mas guarde o local em que está sendo instalado, pode ser tirando um print, porque vamos precisar desse caminho mais pra frente.

Imgur

2 passo: Abra o Sistema

Imgur

3 passo: Clique em Configurações avançadas do sistema

Imgur

4 passo: Clique em Variáveis de Ambiente

Imgur

5 passo: Selecione o Path e clique em Editar

Imgur

6 passo: Clique em Novo e coloque aquele caminho que você anotou no 1 passo e Clique OK em todas as telas anteriores.

Imgur

O que fizemos nesse passo a passo foi explicar para o Windows como interpretar o comando python no terminal.

Siga esse passo a passo e me diga se resolveu para você. Se não resolver me fala o erro que apareceu que vou te ajudar.

Bons Estudos.

Oi Igor, obrigada pela ajuda. mas ainda continuo sem conseguir rodar. Dessas opções do 3.5 eu instalei a Windows x86 executable e Windows Windows x86 web-based installer (dois ultimos links da lista).

Conforme já havia tentado, selecionei o box Path no inicio. Mesmo assim ao digitar o comando C:\Users\Meuusuario> pythonele acusa syntax error

anotei o comando assim como voce me pediu no passo 1 e adicionei ele no passo 6.

Porem, quando eu vou executar e ponho o codigo C:\Users\Maristela> python -V

ele ainda acusa errro

SyntaxError: invalid syntax
>>> C:\Users\Maristela> python
  File "<stdin>", line 1
    C:\Users\Maristela> python
     ^
  File "<stdin>", line 1
     ^
>>>

): nao sei o que estou fazendo errado

Olá Natália.

Você poderia executar esses testes e me dizer o resultado ? Se puder copiar os erros e o comando que está gerando o erro, vou poder te ajudar melhor.

• Abrir o terminal:

Imgur

• Verificar versão do python:

python -V

Imgur

• Abrir terminal do python:

python

Imgur

*Ponto importante, o simbolo >>> sinaliza que estamos dentro do terminal python (Abrimos o python e podemos programar aqui).

• Programando dentro do Python:

Imgur

*Utilizar o comando Ctrl + Z + Enter para fechar o terminal Python

• Rodando um arquivo python (com o nome 'principal.py' e que está dentro da pasta 'igor_'):
    python 'nome_do_arquivo.py'
    Imgur

*Você deve estar dentro da pasta onde está o arquivo que você criou. Por exemplo: se criou o arquivo na área de trabalho, após abrir o terminal execute o comando:

cd Desktop

Fico no aguardo dos resultados dos testes.

Bons Estudos.

Oi igor, obrigada pela ajuda!

Fiquei confusa nessa passo aqui "Rodando um arquivo python (com o nome 'principal.py' e que está dentro da pasta 'igor_'):" não entendi como criar esse arquivo! tentei e não tive sucesso. Antes disso, fiz tudo conforme indicado

Olá Natália.

Se conseguiu executar todos os comando anteriores ao ""Rodando um arquivo python...", quer dizer que estamos conseguindo rodar o Python na sua maquina.

Agora recomendo que tente fazer as aulas do curso e ver se consegue seguir normalmente.

Se aparecer algum problema ou tiver alguma dificuldade nos exercícios da aula, pode postar a sua duvida no fórum informando o problema e qual aula e assim vou conseguir te ajudar.

Bons Estudos.

Olá Igor, obrigada!

Porém continuo com o mesmo problema do inicio...

Python 3.5.2 (v3.5.2:4def2a2901a5, Jun 25 2016, 22:18:55) [MSC v.1900 64 bit (AMD64)] on win32
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
  File "<stdin>", line 1
     ^
>>>

Olá Nátalia.

Acho que você está confundindo algum ponto.

Quando essa mensagem aparece o Python já está aberto e funcionando.

Python 3.5.2 (v3.5.2:4def2a2901a5, Jun 25 2016, 22:18:55) [MSC v.1900 64 bit (AMD64)] on win32
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>>

Então não faz sentido você digitar C:\Users\Maristela> python dentro do Python.

File "<stdin>", line 1
     ^
>>>

Esse simbolo >> mostra que você está dentro do interpretador do Python e já pode programar.

Tenta me explicar exatamente o que você quer fazer e em qual aula você está, ai consigo mostrar para você o caminho.

Fico no aguardo, Bons Estudos :D