10
respostas

Nao consigo rodar

Baixei a ultima versão disponível, a 3.8 e ao executar o comando

C:\Users\Meuusuario>python -V

ou mesmo

C:\Users\Meuusuario>python

A resposta que vem é

C:\Users\Maristela>python
                            ^
SyntaxError: unexpected character after line continuation character
>>>

O que devo fazer? não estou conseguindo baixar a versão do professor...

10 respostas

Olá Natália .

No tempo 01:08 da aula o instrutor pede que seja marcado a opção Add Python 3.5 to path normalmente esse erro aparece quando essa opção não é selecionada.

Você pode encontrar a versão do professor nessa pagina, mas acredito que não vai enfrentar problemas se utilizar a versão atual do Python.

Se o problema persistir, poderia me informar qual a versão do Windows que está utilizando, porque dessa maneira consigo montar uma passo a passo de uma solução alternativa.

Bons Estudos.

Oi Igor, obrigada pela ajuda! Eu segui essa recomendação do instrutor, o meu windows é o 10 versão 1903

Como devo proceder?

Olá Natália.

Recomendo desinstalar (basta rodar o instalador que você baixou e ele vai dar a opção de desinstalar) e instalar novamente o Python, dessa vez tente instalar a versão do professor (link).

Depois de reinstalar, se o problema continuar igual, siga os passos abaixo:

1 passo: Instale normalmente, mas guarde o local em que está sendo instalado, pode ser tirando um print, porque vamos precisar desse caminho mais pra frente.

Imgur

2 passo: Abra o Sistema

Imgur

3 passo: Clique em Configurações avançadas do sistema

Imgur

4 passo: Clique em Variáveis de Ambiente

Imgur

5 passo: Selecione o Path e clique em Editar

Imgur

6 passo: Clique em Novo e coloque aquele caminho que você anotou no 1 passo e Clique OK em todas as telas anteriores.

Imgur

O que fizemos nesse passo a passo foi explicar para o Windows como interpretar o comando python no terminal.

Siga esse passo a passo e me diga se resolveu para você. Se não resolver me fala o erro que apareceu que vou te ajudar.

Bons Estudos.

Oi Igor, obrigada pela ajuda. mas ainda continuo sem conseguir rodar. Dessas opções do 3.5 eu instalei a Windows x86 executable e Windows Windows x86 web-based installer (dois ultimos links da lista).

Conforme já havia tentado, selecionei o box Path no inicio. Mesmo assim ao digitar o comando C:\Users\Meuusuario> pythonele acusa syntax error

anotei o comando assim como voce me pediu no passo 1 e adicionei ele no passo 6.

Porem, quando eu vou executar e ponho o codigo C:\Users\Maristela> python -V

ele ainda acusa errro

SyntaxError: invalid syntax
>>> C:\Users\Maristela> python
  File "<stdin>", line 1
    C:\Users\Maristela> python
     ^
  File "<stdin>", line 1
     ^
>>>

): nao sei o que estou fazendo errado

Olá Natália.

Você poderia executar esses testes e me dizer o resultado ? Se puder copiar os erros e o comando que está gerando o erro, vou poder te ajudar melhor.

• Abrir o terminal:

Imgur

• Verificar versão do python:

python -V

Imgur

• Abrir terminal do python:

python

Imgur

*Ponto importante, o simbolo >>> sinaliza que estamos dentro do terminal python (Abrimos o python e podemos programar aqui).

• Programando dentro do Python:

Imgur

*Utilizar o comando Ctrl + Z + Enter para fechar o terminal Python

• Rodando um arquivo python (com o nome 'principal.py' e que está dentro da pasta 'igor_'):
    python 'nome_do_arquivo.py'
    Imgur

*Você deve estar dentro da pasta onde está o arquivo que você criou. Por exemplo: se criou o arquivo na área de trabalho, após abrir o terminal execute o comando:

cd Desktop

Fico no aguardo dos resultados dos testes.

Bons Estudos.

Oi igor, obrigada pela ajuda!

Fiquei confusa nessa passo aqui "Rodando um arquivo python (com o nome 'principal.py' e que está dentro da pasta 'igor_'):" não entendi como criar esse arquivo! tentei e não tive sucesso. Antes disso, fiz tudo conforme indicado

Olá Natália.

Se conseguiu executar todos os comando anteriores ao ""Rodando um arquivo python...", quer dizer que estamos conseguindo rodar o Python na sua maquina.

Agora recomendo que tente fazer as aulas do curso e ver se consegue seguir normalmente.

Se aparecer algum problema ou tiver alguma dificuldade nos exercícios da aula, pode postar a sua duvida no fórum informando o problema e qual aula e assim vou conseguir te ajudar.

Bons Estudos.

Olá Igor, obrigada!

Porém continuo com o mesmo problema do inicio...

Python 3.5.2 (v3.5.2:4def2a2901a5, Jun 25 2016, 22:18:55) [MSC v.1900 64 bit (AMD64)] on win32
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
  File "<stdin>", line 1
     ^
>>>

Olá Nátalia.

Acho que você está confundindo algum ponto.

Quando essa mensagem aparece o Python já está aberto e funcionando.

Python 3.5.2 (v3.5.2:4def2a2901a5, Jun 25 2016, 22:18:55) [MSC v.1900 64 bit (AMD64)] on win32
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>>

Então não faz sentido você digitar C:\Users\Maristela> python dentro do Python.

File "<stdin>", line 1
     ^
>>>

Esse simbolo >> mostra que você está dentro do interpretador do Python e já pode programar.

Tenta me explicar exatamente o que você quer fazer e em qual aula você está, ai consigo mostrar para você o caminho.

Fico no aguardo, Bons Estudos :D