Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Não consigo obter o mesmo resultado de dessaturação do exercício

No vídeo "Dessaturação com cinza", a gente precisa descobrir o valor tonal de cada cor criando uma layer preta em cima e colocando o blend mode em "saturação". Ao fazer isso, ao invés de obter o resultado do exercício, que é cada cor com seu tom de cinza correspondente (totalmente dessaturadas), eu obtenho as cores um pouco dessaturadas, mas ainda consigo visualizar um pouco da saturação das cores.

4 respostas

Bom dia Pedro, tudo bem ^^

Veja se não é a opacidade da camada preta, ou se ela esta levemente cinza escura em vez de 100% preta.

Caso nao seja isso, se for possível poste um print aqui pra gente conseguir olhar o que pode estar acontecendo =D

Um abraço.

Não sei se tem como colocar imagem aqui, então fiz upload por esses link's.

O perfil de cores estava CMYK e realmente não estava preto puro. Mas mesmo quando alterei pra CMYK 0 0 0 100 o resultado foi meio que um sépia.

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/negEv00 (Cores originais)

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/hVbl9Ns (Como estava na primeira tentativa)

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/Xb9Rsow (Como está com o preto puro)

solução!

Boa tarde Pedro.

Cara eu fiz alguns testes aqui e bugou minha cabeça xD.

Primeira coisa, o formato de cor CMYK esta gerando este problema, no momento em que você trabalha com os modos de mesclagem eu acho que o processamento de cor do efeito não consegue identificar o preto puro e causa este problema.

Você pode ir no menu IMAGE>MODE>RGB e clica na opção dont flatten, para nao mesclar as camadas.

Mesmo assim vai ainda parecer um pouco saturado, você pode apagar a camada preta, e criar novamente para inserir o modeo de mesclagem.

Eu não posso te afirmar 100% o que seja isso, mas acredito que seja o que comentei, o processo de cor do software com CMYK e RGB são diferentes, e o modo de mesclagem é um efeito feito para se trabalhar com o formato RGB baseado na escala de cinza deste padrão de cor.

No momento em que você usa esse processo com o modo CMYK ele não consegue entedender as mesmas tonalidades de cinza, preto e branco e por isso o resultado fica diferente um do outro por conseguencia menos saturado.

Tente fazer isso que eu falei e veja se funciona. Um abraço.

Consegui obter o mesmo resultado e é esse mesmo o problema. Na aula, ele fala que vai ensinar essa técnica baseado no sistema CMYK, mas ele não menciona que é para trabalharmos no photoshop com um documento em RGB. Voltei na aula pra confirmar e ele realmente está usando o doc em RGB, mas trabalhando as misturas com base no CMYK. Foi um problema de metodologia da aula mesmo haha. Valeu, cara! Problema solucionado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software