1
resposta

não consigo movimentar a raquete oponente

olá tentando movimentar a raquete oponente da um erro que não sei resolver...

no console fala: Uncaught ReferenceError: movimenteRaqueteOponente is not defined (sketch: line 35)

//variaveis da bolina
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro/2
//variaveis de velocidade
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let raqueteOponenteComprimento = 10;
let raqueteOponenteAltura = 90;
let velocidadeYOponente;


function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha ();
  movimentaBolinha ();
  verificaColisaoBorda ();
  rect(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura);
  rect(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente, raqueteOponenteComprimento, raqueteOponenteAltura);
  movimentaMinhaRaquete ();
  verificaColisaoRaquete ();
  movimenteRaqueteOponente ();

   } 

function mostraBolinha (){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
} 

function movimentaBolinha (){
 xBolinha += velocidadeXBolinha;
 yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
 if (xBolinha + raio > width  ||
    xBolinha - raio <0){
  velocidadeXBolinha *= -1;  
  }
  if (yBolinha + raio > height ||
     yBolinha - raio < 0){
  velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
        yRaquete -= 10;
    }
    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
        yRaquete += 10;
    } 
}

function verificaColisaoRaquete (){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete)
{
  velocidadeXBolinha *= -1
  }

function movimenteRaqueteOponente (){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteOponenteComprimento /2 - 30
  yRaqueteOponente *= velocidadeYOponente
  }

}
1 resposta

Olá Natalia, tudo bem? O que houve foi um fechamento de chaves incorreto, segue o código corrigido com um comentário

//variaveis da bolina
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro/2
//variaveis de velocidade
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let raqueteOponenteComprimento = 10;
let raqueteOponenteAltura = 90;
let velocidadeYOponente;


function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha ();
  movimentaBolinha ();
  verificaColisaoBorda ();
  rect(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura);
  rect(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente, raqueteOponenteComprimento, raqueteOponenteAltura);
  movimentaMinhaRaquete ();
  verificaColisaoRaquete ();
  movimenteRaqueteOponente ();

   } 

function mostraBolinha (){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
} 

function movimentaBolinha (){
 xBolinha += velocidadeXBolinha;
 yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
 if (xBolinha + raio > width  ||
    xBolinha - raio <0){
  velocidadeXBolinha *= -1;  
  }
  if (yBolinha + raio > height ||
     yBolinha - raio < 0){
  velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
        yRaquete -= 10;
    }
    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
        yRaquete += 10;
    } 
}

function verificaColisaoRaquete (){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete)
{
  velocidadeXBolinha *= -1
  }
} //aqui adicionei uma chaves, a anterior era do if, e esta para encerrar a função
function movimenteRaqueteOponente (){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteOponenteComprimento /2 - 30
  yRaqueteOponente *= velocidadeYOponente
  }

//} essa chaves precisava ser retirada, pois estava sobrando