3
respostas

Não consigo montar volumes usando o DockerToolbox

Estou tentando montar o volume /var/www, de acordo com a explicação do Capitulo 3, mas estou recebendo a seguinte mensagem de erro: $ docker run -it - v "c:/users/frederico.espeschit/Desktop:/var/www" ubuntu C:\Program Files\Docker Toolbox\docker.exe: invalid reference format. See 'C:\Program Files\Docker Toolbox\docker.exe run --help'.

Encontrei um topico que ocorreu esse mesmo problema, mas não consegui entende a explicação do colaborador "Uma sugestão, no Docker Toolbox, tente ir até o diretório Downloads e digite pwd, deverá aparecer impresso o caminho, parecido com esse /c/Downloads"

Tentei navegar até a pasta Downloads, mas não estou conseguindo navegar utilizando "cd Downloads" no Docker toolbox.

como posso resolver esse problema, e porque esta ocorrendo o mesmo? pesquisando na internet, vi algumas pessoas falando sobre mapeamento da pasta compartilhada no virtualbox.

3 respostas

Oi Frederico, tudo bem? Você precisa fazer esse passo do pwd por que o Toolbox virtualiza o ambiente, então o mapeamento de volumes fica um pouco mais confuso.

Uma alternativa que ouvi falar que funciona também é você mapear um diretório direto no virtualbox e no volume você passar esse caminho.

Muito provavelmente a alternativa que você está tentando é algo nessa linha. Mas se você não está conseguindo usar o cd, experimenta usar o dir ou ls para listar os diretórios possíveis, pra depois tentar navegar pra dentro de um deles e tentar novamente.

Wanderson, obrigado pelo retorno no tópico!

Então, eu não cheguei a realizar o passo do pwd , pois eu não soube como fazer, encontrei a explicação aqui mesmo no tópico do Alura, mas não tinha o passo a passo de como executar o "pwd"

Eu tentei mapear diretamente pelo virtualbox, mas não deu certo, o meu docker parou até de abrir rsr, tive que apagar um arquivo e "reinstalar" ele novamente.

Você sabe de algum lugar que tenha algum tutorial bom de como mapear para criar os volumes no Docker toolBox?

Oi Frederico, tudo bem?

Vamos lá, primeiro, o Docker Toolbox tem acesso ao seu C:\Users e mapeia isso para /c/Users como explica na documentação: https://docs.docker.com/toolbox/toolbox_install_windows/#optional-add-shared-directories

Como eu disse antes, você pode mapear mais diretórios pela própria interface do Virtualbox, o link acima também diz como fazer.

A questão é: se já estou dentro da vm, tudo que eu mapear para /c/Users estará disponível em C:\Users (node a inversão das barras e também as letras maiúsculas e minúsculas, elas fazem diferença sim).

No ToolBox, você não vai conseguir ir direto pro Downloads, vai ter que fazer:

• cd nome do usuário, cd wanderson
  • depois cd Downloads.

Dai pra frente, o disco é o limite :)

Considerando isso, temos alguns problemas... Primeiro, você esqueceu da barra antes da letra do disco, os dois pontos não existem, o Users, tem u maiúsculo, verifique se o nome da pasta do usuário é esse mesmo.

docker run -it - v "/c/Users/frederico.espeschit/Desktop:/var/www"

Testa isso e vê se esse é realmente o problema por favor.