Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

não consigo mockar o retorno do repo.findAll passando um Pageable

fala galera! to tentando mockar o retorno do repositório .findAll(Pageable p); pra testar meu serviço buscando todos os registros, aí queria fazer meu page retornar com alguns tutoriais, alguém sabe alguma solução?

1 resposta
solução!

Olá Daniel! Como vai?

Entendo que você está enfrentando dificuldades para mockar o retorno do método findAll do seu repositório, passando um Pageable. Posso te ajudar com isso!

Uma possível solução para o seu problema é utilizar a biblioteca Mockito para criar um mock do seu repositório e definir o comportamento desejado para o método findAll. Você pode fazer algo assim:

// Criação do mock do repositório
Repository repositoryMock = Mockito.mock(Repository.class);

// Definição do comportamento do método findAll
Page<Tutorial> pageMock = new PageImpl<>(List.of(new Tutorial(), new Tutorial()));
Mockito.when(repositoryMock.findAll(Mockito.any(Pageable.class))).thenReturn(pageMock);

Nesse exemplo, criamos um mock do seu repositório e definimos que, ao chamar o método findAll com qualquer Pageable, o mock deve retornar uma página contendo alguns tutoriais fictícios.

Dessa forma, você poderá utilizar o mock do repositório nos seus testes de serviço, garantindo que o comportamento desejado seja simulado.

Espero que essa solução seja útil para você! Se tiver mais alguma dúvida, é só me perguntar. Estou aqui para ajudar!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software