fala galera! to tentando mockar o retorno do repositório .findAll(Pageable p); pra testar meu serviço buscando todos os registros, aí queria fazer meu page retornar com alguns tutoriais, alguém sabe alguma solução?
fala galera! to tentando mockar o retorno do repositório .findAll(Pageable p); pra testar meu serviço buscando todos os registros, aí queria fazer meu page retornar com alguns tutoriais, alguém sabe alguma solução?
Olá Daniel! Como vai?
Entendo que você está enfrentando dificuldades para mockar o retorno do método findAll
do seu repositório, passando um Pageable
. Posso te ajudar com isso!
Uma possível solução para o seu problema é utilizar a biblioteca Mockito para criar um mock do seu repositório e definir o comportamento desejado para o método findAll
. Você pode fazer algo assim:
// Criação do mock do repositório
Repository repositoryMock = Mockito.mock(Repository.class);
// Definição do comportamento do método findAll
Page<Tutorial> pageMock = new PageImpl<>(List.of(new Tutorial(), new Tutorial()));
Mockito.when(repositoryMock.findAll(Mockito.any(Pageable.class))).thenReturn(pageMock);
Nesse exemplo, criamos um mock do seu repositório e definimos que, ao chamar o método findAll
com qualquer Pageable
, o mock deve retornar uma página contendo alguns tutoriais fictícios.
Dessa forma, você poderá utilizar o mock do repositório nos seus testes de serviço, garantindo que o comportamento desejado seja simulado.
Espero que essa solução seja útil para você! Se tiver mais alguma dúvida, é só me perguntar. Estou aqui para ajudar!
Espero ter ajudado e bons estudos!