Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Não consigo mexer no prompt

Não consigo mexer no prompt

9 respostas

Olá Matheus,

Qual comando você está tentando usar para salvar o projeto?

Quais dos passos abaixos você já realizou?

No console do TIC-80:

1) new lua (para criar o projeto)

2) save fuga.tic (para salvar a primeira vez e setar o nome do arquivo)

A qualquer momento:

3) atalho CTRL+S (para salvar)

E para verificar se salvou, novamente no console:

4) folder (para mostrar o conteúdo da pasta, tem que ter um arquivo chamado fuga.tic)

Eu estou começando a programar e não sei mexer no prompt

Ok Matheus,

Você não vai precisar fazer muita coisa no prompt neste curso então vou tentar te dar uma direção. Extraia o TIC-80 para uma pasta na raiz do HD com um nome simples como: CursoLua

Agora abra o command prompt do Windows usando o atalho: tecla Windows + R e depois digite cmd e confirme.

No prompt, vamos entrar na pasta com o comando:

cd C:\CursoLua

Agora você pode rodar o TIC-80 e definir essa pasta como padrão com o comando:

tic80.exe .

Pronto, agora o TIC-80 vai ser executado nessa pasta e vai salvar o projeto nessa mesma pasta. Agora você pode criar o projeto inicial digitando no console do TIC-80:

new lua
save fuga.tic
folder

Como resultado, o Windows deve abrir a pasta e deve ter um arquivo chamado fuga.tic salvo nela. Se isso aconteceu, significa que está tudo certo pra você iniciar o curso.

O prompt diz "A sintaxe do nome do arquivo, do nome do diretório ou do rótulo do volume está incorreta."

A mensagem apareceu depois de qual comando Matheus?

Depois que coloquei "tic80.exe C:\jogos\"

solução!

Ok, abra a pasta CursoLua que a gente criou no passo a passo que está la em cima e vê se o arquivo tic80 existe dentro dessa pasta. Se não existir, extraia o zip do TIC-80 para dentro dessa pasta CursoLua.

Depois você vai precisar rodar o prompt novamente e digitar:

cd C:\CursoLua
tic80.exe .

Bom eu fiz tudo isso, quando escrevi folder ele abriu uma pasta onde estava o fuga.tic, porém não era a pasta CursoLua, está errado ou é assim mesmo?

Ah já resolvi esse problema

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software