Não consigo mexer no prompt
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não consigo mexer no prompt
Olá Matheus,
Qual comando você está tentando usar para salvar o projeto?
Quais dos passos abaixos você já realizou?
No console do TIC-80:
1) new lua (para criar o projeto)
2) save fuga.tic (para salvar a primeira vez e setar o nome do arquivo)
A qualquer momento:
3) atalho CTRL+S (para salvar)
E para verificar se salvou, novamente no console:
4) folder (para mostrar o conteúdo da pasta, tem que ter um arquivo chamado fuga.tic)
Eu estou começando a programar e não sei mexer no prompt
Ok Matheus,
Você não vai precisar fazer muita coisa no prompt neste curso então vou tentar te dar uma direção. Extraia o TIC-80 para uma pasta na raiz do HD com um nome simples como: CursoLua
Agora abra o command prompt do Windows usando o atalho: tecla Windows + R e depois digite cmd e confirme.
No prompt, vamos entrar na pasta com o comando:
cd C:\CursoLua
Agora você pode rodar o TIC-80 e definir essa pasta como padrão com o comando:
tic80.exe .
Pronto, agora o TIC-80 vai ser executado nessa pasta e vai salvar o projeto nessa mesma pasta. Agora você pode criar o projeto inicial digitando no console do TIC-80:
new lua
save fuga.tic
folder
Como resultado, o Windows deve abrir a pasta e deve ter um arquivo chamado fuga.tic salvo nela. Se isso aconteceu, significa que está tudo certo pra você iniciar o curso.
O prompt diz "A sintaxe do nome do arquivo, do nome do diretório ou do rótulo do volume está incorreta."
A mensagem apareceu depois de qual comando Matheus?
Depois que coloquei "tic80.exe C:\jogos\"
Ok, abra a pasta CursoLua que a gente criou no passo a passo que está la em cima e vê se o arquivo tic80 existe dentro dessa pasta. Se não existir, extraia o zip do TIC-80 para dentro dessa pasta CursoLua.
Depois você vai precisar rodar o prompt novamente e digitar:
cd C:\CursoLua
tic80.exe .
Bom eu fiz tudo isso, quando escrevi folder ele abriu uma pasta onde estava o fuga.tic, porém não era a pasta CursoLua, está errado ou é assim mesmo?
Ah já resolvi esse problema