1
resposta

Não consigo me conectar.

Via terminal na VM e via browser no meu micro local, me retorna o mesmo erro.

Imagem com o erro apresentado ao tentar executar a aplicação

1 resposta

Olá, Mizael!

A mensagem "Access denied for user 'alura'@'191.232.189.26' (using password: YES)" indica que o usuário 'alura' não está conseguindo se autenticar no banco de dados com as credenciais fornecidas.

Aqui estão alguns passos que você pode seguir para tentar resolver esse problema:

1. Verifique as credenciais no arquivo config.json:

• Certifique-se de que o arquivo config.json contém as credenciais corretas do banco de dados. Verifique o nome do usuário, a senha, o host e o nome do banco de dados.
  2. Teste a conexão diretamente no MySQL:

• Tente se conectar ao banco de dados diretamente pelo terminal usando o comando:
      mysql -h curso-alura-db.mysql.database.azure.com -u alura -p

• Digite a senha quando solicitado e veja se consegue acessar o banco de dados. Se não conseguir, pode ser um problema com a senha ou o usuário.
  3. Verifique as permissões do usuário no MySQL:

• Certifique-se de que o usuário 'alura' tem as permissões necessárias para acessar o banco de dados a partir do IP da sua VM. Você pode fazer isso conectando-se ao MySQL com um usuário administrador e executando:
      GRANT ALL PRIVILEGES ON alura_cursos.* TO 'alura'@'%' IDENTIFIED BY 'sua_senha';
      FLUSH PRIVILEGES;

• Substitua 'sua_senha' pela senha correta do usuário 'alura'.
  4. Verifique as configurações de rede:

• Certifique-se de que o banco de dados permite conexões externas e que o firewall está configurado para permitir conexões da sua VM.
  5. Reinicie a aplicação:

• Após fazer qualquer alteração nas configurações, reinicie a aplicação para garantir que todas as mudanças foram aplicadas.

Depois de seguir esses passos, tente novamente acessar a aplicação e veja se o problema persiste.

Bons estudos!