Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
22
respostas

Não consigo logar no Oracle

Mensagem: Problema no exercício do curso: Oracle - Introdução a Banco de Dados e SQL, aula: 1, exercício: 1 quando tento entrar com o usuario system, digitando a senha que eu criei, recebo o erro: ORA-01034: ORACLE NOT AVAILABLE ORA-27101: SHARED MEMORY REALM DOES NOT EXIST ID DO PROCESSO: 0 ID DA SECAO: 0 NUMERO DE SERIE: 0

o QUE FAZER??

22 respostas

Ninguém ajuda???

Oi Sergio, esse seu erro está relacionado com o outro, que eu estava tentando solucionar, no outro tópico. Eu já tive esse problema e o solucionei alterando o path e suas variáveis, como eu havia falado para você. Estou tentando ver aqui o que mais poderia ocasionar esses erros.

Boa tarde Sergio, você pode me dizer a versão e a arquitetura do seu Windows?

Windows 10 home single language sistema operacional de 64 bits

Ok Sergio, peço que você poste aqui o conteúdo do arquivo listener.ora, ele está na pasta C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\network/ADMIN/

Você pode abrir esse arquivo com o Bloco de Notas, Sublime, ou algum outro editor de texto.

SID_LIST_LISTENER = (SID_LIST = (SID_DESC = (SID_NAME = PLSExtProc) (ORACLE_HOME = C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server) (PROGRAM = extproc) ) (SID_DESC = (SID_NAME = CLRExtProc) (ORACLE_HOME = C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server) (PROGRAM = extproc) ) )

LISTENER = (DESCRIPTION_LIST = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1)) (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = Note-Sergio)(PORT = 1521)) ) )

DEFAULT_SERVICE_LISTENER = (XE)

Pelo arquivo parece estar tudo ok. Agora eu preciso que você veja as variáveis de ambiente do seu Windows, se tem uma variável chamada caminho criada, e se tem mais alguma relacionada ao Oracle, como ORACLE_HOME, ou algo parecido.

variável caminho: C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin;

a variável ORACLE_HOME fui eu que criei: C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin

Elas diferem apenas no ; (ponto e vírgula) final v da variável caminho.

Sergio, a variável ORACLE_HOME você criou antes de dar problema ou depois? Porque nos testes que eu fiz, com as variáveis caminho e ORACLE_HOME juntas, ocorre esse erro. Só tem que ter a variável caminho no seu path.

Então, se você criou antes de dar problema, tente excluir essa variável e reinicie o computador e veja se funciona.

Rômulo,

Exclui a variável ORACLE_HOME e coloquei no path, no final, o seguinte: %caminho% Funcionou, rodou o sqlplus, pediu usuário e senha. Informei system e a senha que eu defini, porém apresentou o seguinte erro:

ERROR ORA-01034: ORACLE not available ORA-27101: shared memory realm does not exist ID do Processo: 0 ID da Secao: 0 Numero de serie: 0

depois pede novamente o usuário.

Estou te dando um trabalhão ein??

Claro que não, vamos conseguir solucionar isso. Seguinte, não coloque no path como %caminho%, coloca como estava anteriormente mesmo, como está no exercício. E faça a mesma coisa, reinicie o Windows e veja se funciona.

Fiz. coloquei no final do path: ;C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin

Desliguei e religuei o computador.

Não funcionou, deu o seguinte erro: Erro6 initializing SQL*Plus SP2-0667: Message file sp1.msb not found SP2-0750: You may need to set ORACLE_HOME to your Oracle software directory

Ai eu fui diretamente no diretório - ;C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin - para rodar o Sqlplus. Obtive o mesmo erro.

corrigindo o diretório:

C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin

Rômulo,

Agora voltou a apresentar o erro:

ERROR ORA-01034: ORACLE not available ORA-27101: shared memory realm does not exist ID do Processo: 0 ID da Secao: 0 Numero de serie: 0

depois pede novamente o usuário.

Não sei se ajuda, mas eu instalei a mesma versão do Oracle no computador do meu filho e lá está funcionando perfeitamente.

Mesmo sistema operacional e arquitetura? Pode ser que o seu banco não esteja subindo assim que o Windows é iniciado, suba ele na mão mesmo. Mas antes pare-o, em Iniciar -> Todos os Programas -> Oracle Database 11g Express Edition -> Stop Database. Depois, inicie-o no mesmo diretório, clicando em Start Database. Após isso, tente logar pelo sqlplus. Caso não consiga, faça mais um teste, no seu desktop deve haver um atalho que a instalação do Oracle criou, chamado Conceitos Básicos do Oracle Database 11g Express Edition , clique nele e veja se aparece a página do Oracle.

Romulo,

Fiz o que você orientou. Finalizei o banco, depois iniciei o banco, tudo ok. Depois disso comandei sqlplus no diretório c:\WINDOWS\System32>

O oracle pediu usuario e senha,informei system e a senha, contudo apresentou o mesmo erro: ERROR ORA-01034: ORACLE not available ORA-27101: shared memory realm does not exist ID do Processo: 0 ID da Secao: 0 Numero de serie: 0

O interessante é que depois eu informei usuario que não existe e tambem senha errada. o erro foi o mesmo.

Quanto ao atalho, ele foi criado, quando clico nele abre uma página da WEB com a mensagem:

Não podemos acessar esta página.

Tente isto •Verifique se a URL está correta: http://127.0.0.1:8080 •Atualizar a página •Procure o que você deseja

solução!

Bom, o banco não está subindo corretamente, quando você o sobe não mão, ele abre o prompt do Windows, certo? Que mensagem que aparece no prompt?

Rômulo,

Eu resolvi o problema da seguinte maneira:

Pensei qual a diferença entre a instalação que eu fiz no meu computador(notebook) e a do computador do meu filho (desktop). A diferença foi que o computador dele teve a instalação feita através de uma conexão de internet via cabo, enquanto no meu notebook eu havia tentado várias vezes via wifi. Assim eu pensei - vou fazer via cabo também. Então eu desinstalei o oracle, coloquei o cabo de internet e baixei o instalador. Quando a instalação concluiu, o sqlplus funcionou. Valeu muito o que você fez por mim cara!!

Nossa, então pode ter havido algum erro na hora do download do instalador, mas que bom que o seu problema foi solucionado, Sergio. Qualquer dúvida no treinamento, estou à disposição :)

Obrigado Rômulo!