Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Não consigo listar os databases

Fui seguir os comando da aula 3 capitulo 1 do curso de PostgreSQL: Criando um banco de dados e ao me deparar com o comando de listar os bancos de dados no psql (SQL Shell) comando \l ou \list aparece no meu terminal a mensagem de acesso negado. imagem mostrando o PSQL rodando recusando o  comando \l com o pgAdmin4 rodando no fundo

como eu poderia estar resolvendo a permissão da minha conta postgres?

2 respostas
solução!

A mensagem "acesso negado" ao executar o comando \l no SQL shell psql indica que o usuário conectado ao banco de dados não possui permissão para listar os bancos de dados disponíveis no servidor.

Existem várias razões pelas quais isso pode acontecer. Primeiro de tudo, é interessante tentar executar o SQL Shell (psql).exe como Administrador.

Caso ainda não tenha acesso, tente abrir uma consulta no database pelo próprio PgAdmin, clique com o botão direito sobre o banco de dados "alura" e seleciona a opção "Query Tool". Após abrir uma nova consulta, execute o seguinte comando:

GRANT CONNECT ON DATABASE alura TO postgres;

Esse comando define a conexão ativa para o usuário postgres dentro do banco de dados alura.

Obrigado!