Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

Não consigo instalar venv

quando fui tentar ativar, me apareceu isso.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Espera, não precisa mais! deu certo quando eu fechei e abri de novo!

Ei! Tudo bem, Hassan?

Que excelente notícia que você conseguiu resolver fechando e abrindo o terminal! Esse comportamento é super comum no Windows e no PowerShell, e acontece porque o terminal precisa atualizar as variáveis de ambiente e as permissões de execução logo após a criação do ambiente virtual Python com o comando python -m venv venv.

O erro principal aconteceu porque o PowerShell tentou interpretar o venv como um módulo do próprio PowerShell (daí a mensagem sobre Import-Module), em vez de rodar o script Python. Além disso, no final, o comando dir venv\Scripts mostrou que a pasta não tinha sido localizada, provavelmente por algum pequeno erro de digitação no caminho ou porque o terminal ainda não tinha atualizado a leitura do diretório após a criação da venv.

Ao reiniciar o terminal, o PowerShell recarregou do zero, permitindo que você crie e ative o seu ambiente virtual normalmente.

Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, conte conosco por aqui.

Conteúdos para complementar seus estudos
Esse conteúdo pode estar em inglês, para traduzi-lo utilize o tradutor automático do navegador ou clique com o botão direito do mouse sobre a página e selecione a opção Traduzir para o português.
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!