Pessoal, boa noite. Tentei fazer a instação e o passo a passo da instalação do Unbuntu no WSL e aparece essa mensagem. Alguém saberia como resolver?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pessoal, boa noite. Tentei fazer a instação e o passo a passo da instalação do Unbuntu no WSL e aparece essa mensagem. Alguém saberia como resolver?
Olá, Gabriel, tudo bem?
A mensagem de erro indica que é necessário habilitar a "Virtual Machine Platform" e a virtualização no BIOS. Ele é um componente que fornece suporte para a execução de máquinas virtuais no sistema operacional.
Para habilitá-lo, siga estes passos:
Abra o Painel de Controle e vá em "Ativar ou desativar recursos do Windows". Você pode pesquisar por esse termo na aba de pesquisa no Windows.

Certifique-se de que os recursos Plataforma de Máquina Virtual e Subsistema do Windows para Linux estejam selecionados.

Depois clique em "Ok". É recomendado reiniciar o computador para que as alterações sejam salvas.
Caso ainda assim não funcione, então, recomendo que você ative o recurso de virtualização na própria BIOS do seu computador. Para isso, quando o computador estiver ligando, você tem que apertar F2 para acessar as configurações, habilitar a virtualização e salvar, como mostro abaixo:

Para tornar esse processo mais fácil, eu recomendo que você pesquise o modelo do seu computador seguido de "habilitar virtualização" para encontrar um vídeo rápido de como fazer para a sua máquina em específico, porque varia de computador para computador, a depender do modelo. No meu caso, por exemplo, eu uso um lenovo, então eu pesquisaria lenovo ativar virtualização bios.
Espero ter ajudado e fico à disposição.
Abraços!