2
respostas

Não consigo instalar o Android SDK

Pois bem.

Estou utilizando o Ubuntu, e tentei instalar o Android SDK de duas formas e em nem uma das duas obtive sucesso.

1 - Fiz da forma como manda o tutorial do curso :

Extrai o arquivo dentro da pasta AndroidSDK, conforme mostra abaixo

export PATH=$PATH:</home/matheus/AndroidSDK/tools>/tools:</home/matheus/AndroidSDK/tools>/platform-tools:</home/matheus/AndroidSDK/tools>/build-tools

Porém ao utilizar o comado source ~/.bashrc recebo a seguinte mensagem:

bash: /tools:: Permissão negada

Obs.: Já alterei as permissões da pasta "tools" e nada mudou.

2 - Segui até o passo 2 do tutorial indicado neste site, o sdk até foi instalado mas ao utilizar o comando android-sdk para abrir o SDK Manager recebo o retorno de que o comando não foi encontrado.

O que posso ter feito de errado?

Aguardo retorno, muito Obrigado!

2 respostas

Olá

A primeira opção ali, com certeza, é questão de permissão no seu sistema operacional.

A segunda eu não sei oq pode ser.

Eu sugiro vc instalar o Android Studio, pois ele já vem com a sdk prontinha e com tudo funcionando. Pode ser uma solução para vc não parar seus estudos.

Olá! Uso Ubuntu 16.04 LTS e estou com o mesmo problema do Matheus Gomes. Baixei o arquivo sdk-tools-linux-3859397.zip

Extraí a pasta "tools" para dentro da pasta sdktools que criei. /home/thais/sdktools

Editei o arquivo .bashrc com este comando:

sudo vi  ~/.bashrc

e inseri o PATH desta forma:

export PATH=$PATH:</home/thais/sdktools/tools>/tools:</home/thais/sdktools/tools>/platform-tools:</home/thais/sdktools/tools>/build-tools

Ao tentar "recarregar" o arquivo com o comando:

source ~/.bashrc

O terminal me retorna:

bash: /tools:: Permissão negada

Até mesmo tentei assim:

sudo source ~/.bashrc

Mas o retorno fica:

sudo: source: comando não encontrado

Segue como estão as permissões:

thais@thais-Inspiron-5448:~$ ls -l /home/
total 4
drwxr-xr-x 64 thais thais 4096 Jan  8 09:28 thais
thais@thais-Inspiron-5448:~$ ls -l .bashrc 
-rwxrwxrwx 1 thais thais 4030 Jan  8 09:23 .bashrc

Eu realmente não sei o que fazer para resolver. Conto com a ajuda dos colegas :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software