Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Não consigo iniciar o servidor local

Olá,

Já havia feito o curso, mas agora formatei o PC e fui tentar instalar o Laravel novamente. Instalei o PHP versão 8, Composer, Git, tudo direitinho que o Laravel requisitou.

Ao rodar o php artisan, após iniciar o projeto, ele lista pra mim todos os comandos do artisan.

Mas quando digito o comando "php artisan serve", ele até inicia o servidor por um instante. Mas logo depois ele falha, e aparece a seguinte mensagem:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Não entendo o erro, alguém pode ajudar? Parece que está faltando o arquivo server.php naquele diretório, é isso?

8 respostas

Olá, Lucas. Tudo bem?

Antes de você rodar o php artisan serve, exclua a pasta vendor e depois tenta rodar o comando:

composer update

O composer irá instalar e atualizar as dependências do projeto.

Se não funcionar, diz qual erro apareceu = )

Olá, Vinicius! Desculpe a demora para responder.

Fiz o que você orientou e acabou ocorrendo o mesmo erro, parece:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeAcho que vale ressaltar que fiz esse projeto, estava utilizando php 7.* e Laravel versão 8. Agora tenho PHP 8. Não sei se faz alguma diferença...

Olá, Lucas.

Qual foi o método que você utilizou para obter o Laravel?

Você instalou através do composer? Através do seguinte comando?

composer create-project laravel/laravel criador-series ^9

No curso, o instrutor usa o Laravel 9, seria interessante você utilizar esta versão também, para que alguns erros não venham acontecer.

Ah, outra coisa, pelas imagens que você mandou parece que os diretórios são diferentes da 1ª e 2ª imagem. O comando composer update você rodou dentro da pasta criador-series?

Realmente os diretórios eram diferentes. Agora quando inicio um projeto laravel novo estou conseguindo iniciar o PHP artisan. Esse é o do curso antigo, que era com o Laravel 8. Acontece que tive que reinstalar o windows. Então eu instalei o PHP de novo, o Composer e o Git. Eu tinha o código do projeto antigo em backup num pendrive. Aí eu peguei o arquivo pelo pen drive e copiei para o windows novo e agora está dando esse erro.

Vou tentar iniciar um projeto novo e depois copiar o código ou os arquivos pertinentes ao projeto e ver o que acontece. Talvez dê certo e isso ajude a entender melhor o erro.

solução!

Lucas, dando uma lida na documentação do Laravel 8 é possível ver que não há suporte para o PHP 8.2, a qual é a que está instalada na sua máquina. Por isso que está dando esses problemas de incompatibilidade.

Na documentação do Laravel 9 é possível ver que há suporte para o PHP 8.2.

Interessante!

Inclusive vi que não há mais suporte para a versão 7 do PHP e não é mais possível instalar, parece. E quando fiz o primeiro curso, estava na versão 7.

Agora ele não consegue abrir o servidor, mas já não da aquele mesmo erro. Acontece isso:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeSerá possível que seja porque a versão na qual havia sido desenvolvido era o PHP 7.2, mas agora o Laravel está encontrando incompatibilidade com algumas coisas relacionadas a essa versão?

Meu objetivo aqui era mais entender o erro mesmo, porque acho importante, mas sei que deveria simplesmente fazer o curso novo com as versões atualizadas rs.

No final era um problema de compatibilidade mesmo, Vinicius! Muito obrigado pela sua ajuda!

Isso mesmo, Lucas. Na época o PHP 7.2 era o atual, e as versões do Laravel ofereciam o suporte para tal. Tanto que se você for olhar a documentação do Laravel 8 diz que hoje ele só suporta a versão 7.3 a 8.1 do PHP. Outro detalhe é que a versão 8 do Laravel está marcada na cor amarela, isso diz que só terá atualizações relacionadas à segurança.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software