Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Não consigo iniciar as atividades no Ruby

Instalei o Ruby seguindo as orientações do curso. Digitei ruby -v e conforme o experado a mensagem" ruby 2.5.3p105 (2018-10-18 revision 65156) [x64-mingw32]". No entanto, quando digitei ruby maior_ou_menor.rb surgiu a seguinte mensagem: Traceback (most recent call last): ruby: No such file or directory --maior_ou_menor.rb (Loaderror). Repeti este comando no diretório onde o ruby foi instalado C:\Ruby25-x64 e a mesma mensagem apareceu. Como devo proceder?

6 respostas

Oi Eduardo tudo bem?

Verifique se dentro do terminal ou do cmd você está na mesma pasta que está o arquivo .rb que quer executar.

Espero ter ajudado!!!

Oi Eduardo tudo certo ?

O erro está nos dizendo que onde executamos o comando ruby maior_ou_menor.rb não existe o arquivo maior_ou_menor.rb.

Temos que navegar até a pasta onde se encontra o arquivo maior_ou_menor.rb. Por exemplo, digamos que o arquivo esteja na pasta Documentos, então no terminal digitamos :

cd Documentos

Para entrar na pasta Documentos, e depois executamos o comando: ruby maior_ou_menor.rb

Para conseguir executar as atividades, estou digitando os comandos no bloco de notas do windows e salvando com extensão .rb e, para executá-lo, entro no diretório que o arquivo foi salvo para executar o ruby maior_ou_menor.rb. A minha questão é, qual é o programa ou interpretador que o Guilherme usa para digitar o programa. O interactive ruby só serve para testar os comandos.

solução!

Me parece que ele só está usando um editor de texto e o terminal.

Tem poucas IDE de Ruby que achei no google: https://www.jetbrains.com/ruby/ (paga) e https://netbeans.org/features/ruby/index_pt_BR.html (mas foi descontinuado).

Porém existe vários compiladores online, é bom para aprender programando no celular ou em computador de terceiros.

Comecei a usar o Notepad++ , agora estou conseguindo acompanhar o curso. Obrigado a todos.

Dinada e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software