7
respostas

Não consigo fazer o commit de forma alguma!

Por favor, alguém me ajuda? Perdi o dia todo nisso.

Segui o artigo do site para fazer a autenticação por token, porém não deu em nada. Além de pedir o password, não me deixa digitar nada.

remote: Invalid username or password.
fatal: Authentication failed for 

Também fiz a chave, mas não sei como usar. Tentei clonar com o SSH disponível no mesmo local instruído pelos professores, mas infelizmente não consegui.

Olha no que deu

7 respostas

Olá Lais, vc executou o git config , da maneira que está no seu print? Se vc fizer git config --list no final deve aparecer seu nome e e-mail, depois você vai na pasta que tem o arquivo, executa git add . para colocar o arquivo para commit e ai vc faz o git commit -m. Espero que ajude.

Até consegui fazer o commit um pouco depois que fiz o post, porém dá uma olhadinha só no que houve :/

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quando eu envio para o Github não faz diferença nenhuma. :(

PS C:\Users\luzol\OneDrive\sistema-de-cadastro> git push origin main
The authenticity of host 'github.com (20.201.28.151)' can't be established.
ED25519 key fingerprint is SHA256:+DiY3wvvV6TuJJhbpZisF/zLDA0zPMSvHdkr4UvCOqU.
This key is not known by any other names
Are you sure you want to continue connecting (yes/no/[fingerprint])? yes
Failed to add the host to the list of known hosts (/c/Users/luzol/.ssh/known_hosts).
Everything up-to-date

Certo, vc clonou o repositório por ssh pelo q entendi, fez esse comando: ssh -T git@github.com? Ele mostra se a conexão deu certo, a conexão por ssh consiste em gerar uma chave na sua máquina e adicionar ela nas configurações do git. Achei um tutorial bom aqui: https://gitprotect.io/blog/how-to-clone-using-ssh-in-git/ . Conexão por SSH é por questões de segurança, como aprendizado não vejo problemas em ser por HTTP mesmo, é mais simples.

O problema é que fiz por HTTP e obtive erro também. Ele sempre me pede o e-mail e senha e não me deixa escrever senha nenhuma (estou usando o powershell). Eu segui um artigo Alura (https://www.alura.com.br/artigos/nova-exigencia-do-git-de-autenticacao-por-token-o-que-e-o-que-devo-fazer) que fala da exigência de um Token, mas ainda sim não obtive sucesso. Vou dar uma olhada nesse tutorial que mandou e falo se deu certo! Obrigada pela atenção.

Olha o erro que obtivo usando o HTTP... como eu disse o terminal começa a me pedir email e senha, não me deixa digitar nada na senha e retorna isso.

remote: Invalid username or password.
fatal: Authentication failed for ... 

:(

É infelizmente esse artigo não resolveu meu problema. De acordo com ele estou fazendo tudo certo, mas ainda sim, na hora de mandar as atualizações pro Github não dá. /:

Obrigada pela atenção!

Olá Lais, eu estava com o mesmo problema, ai fiz o comando do git config, colocando o email e a senha, como é indicado na mensagem de erro, ai depois disso ele me reconheceu como autor e por incrível que pareça só isso já resolveu o meu problema. Na parte do push tinha dado um erro relacionado ao meu email do github estar em modo privado, ai depois fui nas config de email do github e deixei o email publico, só ai consegui fazer o commit e o push como mostrado na aula. Eu até fiz aqueles tokens ssh, linkei no ssh agent, e mesmo assim não dava certo, foi só desse jeito que eu consegui.

Eu estava com problema de autenticação também. É que agora o hithub não aceita mais login com usuário e senha. Precisa usar PAT (Personal Access Token) no lugar da senha. Resolvi seguindo os passos desta documentação: https://docs.github.com/en/authentication/keeping-your-account-and-data-secure/creating-a-personal-access-token