não consigo importar as classes do arquivo jar. Estou a duas semanas parado neste problema e eu não consigo dar continuidade nos estudos. Me ajudem por favor!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
não consigo importar as classes do arquivo jar. Estou a duas semanas parado neste problema e eu não consigo dar continuidade nos estudos. Me ajudem por favor!
Olá, Lucas!
Pela imagem que você compartilhou, parece que o arquivo JAR do MySQL Connector/J (o driver JDBC para MySQL) foi corretamente adicionado ao seu projeto no Eclipse, já que ele aparece listado em "Referenced Libraries". No entanto, o erro que você está enfrentando indica que a classe Connection não está sendo encontrada.
Para resolver esse problema, você precisa garantir que está importando a classe Connection do pacote correto. No caso do JDBC para MySQL, a classe Connection faz parte do pacote java.sql. Então, no início do seu arquivo TesteConexao.java, você deve adicionar a seguinte linha de importação:
import java.sql.Connection;
Além disso, para estabelecer uma conexão com o banco de dados MySQL, você também precisará importar a classe DriverManager do mesmo pacote. Portanto, adicione também a seguinte linha:
import java.sql.DriverManager;
Seu código deve ficar assim no início:
package lojaVirtualRepository;
import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
public class TesteConexao {
public static void main(String[] args) {
// Seu código para estabelecer a conexão virá aqui
}
}
Depois disso, você pode prosseguir com a criação da conexão utilizando o DriverManager, por exemplo:
String url = "jdbc:mysql://localhost:3306/seubanco"; // Substitua 'seubanco' pelo nome do seu banco de dados
String usuario = "seuusuario"; // Substitua pelo seu usuário do banco
String senha = "suasenha"; // Substitua pela sua senha do banco
try {
Connection conexao = DriverManager.getConnection(url, usuario, senha);
System.out.println("Conexão estabelecida com sucesso!");
// Não esqueça de fechar a conexão quando terminar
conexao.close();
} catch (Exception e) {
e.printStackTrace();
}
Espero que essas instruções ajudem você a resolver o problema e prosseguir com seus estudos. Lembre-se de substituir os valores de url, usuario e senha pelos dados corretos do seu banco de dados. Espero ter ajudado e bons estudos!
O problema ainda continua: