4
respostas

Não consigo executar o python 3

Já tenho instalado o python 2 normalmente, baixei o 3 e instalei conforme mostrado no vídeo, consigo abrir o console do python 3, mas ao tentar executar o comando python3 -V no cmd aparece que python 3 não é um comando válido, acredito que seja pq n adicionou ao path, porém eu habilitei essa opção durante a instalação igual o instrutor disse no vídeo.

4 respostas

Gustavo,

Vc consegui instalar o Python3 e o Python 2 para rodá-lo fiz o seguinte:

1: instalei em C:\Python3

2: adicionei o Path nas variáveis de ambiente do Windows

3: renomeei o python.exe para python3.exe da nova instalação (Python3.6)

4: fiz uma cópia python.exe para python2.exe na instalaçao anterior (Python2.7) para garantir que minha outra aplicação continuasse encontrando o Python 2

Dessa forma eu chamo o Python assim:

Python 2: python e python2 Python 3: python3

É vai funcionar perfeitamente!

Como eu faço essas coisas?

Instalando o Python no Windows

Para instalar o Python em Windows, baixe o instalador do site oficial neste link. Dê preferência ao Python 3, já que a versão 2.x é mantida por compatibilidade com códigos antigos e será descontinuada em 2020.

Rode o instalador baixado para instalar o python no sistema e ao finalizar a instalação siga os passos para adicionar o python no path do sistema, ou ignore esta etapa caso a versão do instalador que você baixou possua a opção de configurar o path para você.

Adicionando o python no path

Para que você consiga rodar o python pela linha de comando é necessário adiciona-lo no path do sistema que pode ser feito seguindo os passos a seguir:

1) Abra o painel de controle e navegue até as configurações de sistema Selecione as configurações avançadas do sistema

2) Clique em variáveis de ambiente

3)Procure nas variáveis do sistema pela variável Path

4) Clique em editar

5) Verifique se os valores:

C:\Python36

e

C:\Python36\Scripts

existem no campo de valor da variável, caso não exista adicione ao final dos valores separando cada valor com ;

O Python36 neste exemplo é referente a pasta onde o python foi instalado no seu sistema, este valor pode ser diferente caso esteja instalando outra versão do python por exemplo se for a versão 2.7 o valor será Python27.

6) Verifique o destino da sua instalação e substitua por este valor.

7) Clique em OK

Se vc ainda tiver duvidas, vc pode usar um tutorial do site Python Brasil que é a comunidade oficial do Python em português onde vc pode entrar, encontrar outros tutoriais e conversar com a galera do Python.

URL: https://python.org.br/instalacao-windows/

OBS: o tutorial tem imagens, mas é meio antigo cumprindo a versão Python3.4 mas adaptando dá para usar!

Obrigado pela ajuda, mas ainda estou com algumas dúvidas, olhei meu PATH e de fato lá tem apenas

C:\Python27

e

C:\Python27\Scripts

não tem nada sobre o python 3, porém estou em dúvida sobre como inserir, vc disse que isso é a pasta onde foi instalado, fui na minha pasta C: e está lá a pasta python27, mas não há mais nenhuma pasta referente a python, então não sei onde encontrar, pensei que talvez o python 3 não foi instalado, mas é estranho pq quando acesso o botão do windows e digito python 3 aparece aquele terminal do python como mostrado na aula, me surgiu uma outra dúvida, fiz os passos do instrutor para baixar o python, mas notei que no instalador está escrito 32bit, isso é referente ao meu sistema operacional? Pq no caso ele é 64.

Obrigado pela atenção.