Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Não consigo executar o PHP no cmd

Ocorre o seguinte erro ao tentar executar o comando php:

php : O termo 'php' não é reconhecido como nome de cmdlet, função, arquivo de script ou programa operável. Verifique a grafia do nome ou, se um caminho tiver sido incluído, veja se o caminho está correto e tente novamente.

9 respostas

Olá Thiago! Verifique se o php foi instalado corretamente e adicionado ao PATH, para isso, você pode verificar o path com o comando:

echo %PATH%

Se dentro do retorno estiver a pasta onde você baixou o php, significa que ele está lá, senão, digite no cmd:

set PATH = "%PATH%"; C:\ (o caminho desde a pasta onde está rodando o cmd até o php)
//exemplo do PATH do meu computador:
C:\Users\evers>echo %path%
C:\Python38\Scripts\;C:\Python38\;
C:\Program Files (x86)\Intel\iCLS Client\;C:\Program Files\Intel\iCLS Client\;
C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;
C:\WINDOWS\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files (x86)\Intel\Intel(R) Management Engine Components\DAL;
C:\Program Files\Intel\Intel(R) Management Engine Components\DAL;
C:\Program Files (x86)\Intel\Intel(R) Management Engine Components\IPT;
C:\Program Files\Intel\Intel(R) Management Engine Components\IPT;
C:\WINDOWS\System32\OpenSSH\;C:\Users\evers\AppData\Local\Microsoft\WindowsApps;C:\Users\evers\Desktop\Microsoft VS Code\bin;
C:\Users\evers\AppData\Local\GitHubDesktop\bin;C:\Users\evers\AppData\Local\Microsoft\WindowsApps=
C:\USERS\evers\Desktop\bin;C:\Java;C:\ProgramData\chocolatey\bin;C:\Program Files\dotnet\;
C:\ProgramData\ComposerSetup\bin;
C:\Program Files (x86)\Intel\iCLS Client\;C:\Program Files\Intel\iCLS Client\;
C:\WINDOWS\system32;
C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;C:\WINDOWS\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;
C:\Program Files (x86)\Intel\Intel(R) Management Engine Components\DAL;
C:\Program Files\Intel\Intel(R) Management Engine Components\DAL;
C:\Program Files (x86)\Intel\Intel(R) Management Engine Components\IPT;C:\Program Files\Intel\Intel(R) Management Engine Components\IPT;
C:\WINDOWS\System32\OpenSSH\;C:\Users\evers\AppData\Local\Microsoft\WindowsApps;
C:\Users\evers\Desktop\Microsoft VS Code\bin;
C:\Users\evers\AppData\Local\GitHubDesktop\bin;
C:\Users\evers\AppData\Local\Microsoft\WindowsApps=
C:\USERS\evers\Desktop\bin=
C:\javac.exe;C:\Users\evers\Downloads\PyCharm Community Edition 2020.1.2\bin;;
C:\Users\evers\Downloads\
///###php-7.4.8-nts-Win32-vc15-x64###///;
C:\Users\evers\AppData\Roaming\Composer\vendor\bin

Note que eu destaquei o php no PATH, o que significa que ele roda no meu computador. Se esta informação também estiver no PATH do seu, significa que ele está rodando. Caso isso aconteça e continue não funcionando, me chame aqui no fórum. Caso ele não esteja instalado, segue o link do download: https://www.php.net/downloads.php. Espero ter ajudado ;)

Oi Cauê, verifiquei se estava instalado e se eu tinha colocado ao PATH e sim estava tudo certo. Tentei executar os dois comandos que você me passou, no primeiro não retornou nenhum caminho e no segundo ocorreu um erro e retornou isso:

Set-Variable : Não é possível localizar um parâmetro posicional que aceite o argumento
'%PATH%'.
No linha:1 caractere:1
+ set PATH = "%PATH%"; C:\Program Files\php-7.4.8-nts-Win32-vc15-x64
+ ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    + CategoryInfo          : InvalidArgument: (:) [Set-Variable], ParameterBindingException
    + FullyQualifiedErrorId : PositionalParameterNotFound,Microsoft.PowerShell.Commands.SetV
   ariableCommand

C:\Program : O termo 'C:\Program' não é reconhecido como nome de cmdlet, função, arquivo de
script ou programa operável. Verifique a grafia do nome ou, se um caminho tiver sido
incluído, veja se o caminho está correto e tente novamente.
No linha:1 caractere:22
+ set PATH = "%PATH%"; C:\Program Files\php-7.4.8-nts-Win32-vc15-x64
+                      ~~~~~~~~~~
    + CategoryInfo          : ObjectNotFound: (C:\Program:String) [], CommandNotFoundExcepti
   on
    + FullyQualifiedErrorId : CommandNotFoundException

Realmente não entendo porque não está funcionando porque eu tenho o MySql e o Python instalado nessa máquina e os dois funcionam normalmente.

Bom dia Thiago, se esse problema ocorreu, acredito que você está usando o mac não é? Pois bem, esse comando só pode ser rodado no cmd Windows, você poderia por favor passar o path para que eu possa verificar? Assim posso te ajudar melhor :) Só um detalhe, tenha certeza que está executando o comando direto do disco C:\

//O cmd deve estar assim no windows:
C:\>

Caso não consiga vá no aplicativo editar variáveis de ambiente do sistema; Clique no botão Variáveis de Ambiente no canto inferior direito; Em "Variáveis do Sistema", clique em "Path"; Clique em editar; Clique em novo e adicone o caminho diretamente do disco C:\ até o php; Depois clique em OK, na outra tela OK e na tela inicial OK também pois só assim ele será salvo. Se não conseguir conte comigo para tentar resolver novamente ;)

Oi Cauê boa noite, eu estou usando um Windows na verdade, mas estava executando os comandos pelo PowerShell. Executei os comandos que você tinha me passado antes e dessa vez o resultado foi diferente

Quando eu coloco: echo %PATH%

C:\Python38\Scripts\;C:\Python38\;C:\Program Files (x86)\Common Files\Intel\Shared Libraries\redist\intel64\compiler;C:\Windows\system32;C:\Windows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Windows\System32\OpenSSH\;C:\Program Files (x86)\Intel\Intel(R) Management Engine Components\DAL;C:\Program Files\Intel\Intel(R) Management Engine Components\DAL;C:\Program Files (x86)\NVIDIA Corporation\PhysX\Common;C:\Program Files\Intel\WiFi\bin\;C:\Program Files\Common Files\Intel\WirelessCommon\;C:\Program Files\NVIDIA Corporation\NVIDIA NvDLISR;C:\Program Files\nodejs\;C:\ProgramData\chocolatey\bin;;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;%SYSTEMROOT%\System32\OpenSSH\;C:\Users\thiago.bullara\Downloads\Scripts\;C:\Users\thiago.bullara\Downloads\;C:\Users\thiago.bullara\AppData\Local\Microsoft\WindowsApps;C:\Users\thiago.bullara\AppData\Local\Programs\Microsoft VS Code\bin;C:\Users\thiago.bullara\Desktop\Thiago Pessoal\Git\cmd;C:\Users\thiago.bullara\AppData\Roaming\npm;C:\Users\thiago.bullara\AppData\Local\Programs\Git\cmd;

Só que quando eu coloco o segundo comando o Cmd executa ele e nada ocorre.

Segue o caminho que eu to usando:

C:\Program Files\php-7.4.8-nts-Win32-vc15-x64

Olá Thiago, agora tente ver se o comando php funciona, imagino que irá, aguardo o retorno! Se não tente usar a configuração de variáveis de ambiente que citei anteriormente, acredito que um dos dois irá funcionar =)

Oi Cauê boa tarde, verifiquei novamente os comandos e alterei a variável de ambiente de novo e ainda não funciona. Nesse meio tempo eu acabei instalando o Xampp na minha máquina, acha que isso pode influenciar em alguma coisa?

solução!

Boa tarde, Thiago.

Essa aula do Vinícius pode ilustrar bem a resolução do seu problema:

Após o download, extrairemos o conteúdo do ZIP e buscaremos, no menu Iniciar, por "variáveis de ambiente". Acessaremos a opção "Editar as variáveis de ambiente do sistema", daremos um duplo-clique na variável "Path", clicaremos em "Editar" e adicionaremos à lista o caminho da pasta que acabamos de extrair, finalizando o processo com "OK".

Certifique-se de que você baixou o zip do PHP para seguir esse passo-a-passo e não o instalou via executável.

Bom dia Thiago, pelas experiências que tive com o Campo, acredito que ele não fará nenhuma influência no Path, certifique-se que você clicou em ok todas as vezes e salvou o processo, tente entrar sem fazer nenhuma alteração e verificar se o caminho do php está no Path, se não estiver, tente novamente as variáveis seguindo minuciosamente todos meus comandos, se mesmo assim não der certo, peço que me envie o Path do computador e, o comando que usa para rodar e o prompt que você o roda, espero ter ajudado :)

Boa noite pessoal consegui resolver, assisti o vídeo que o Cezar passou e o problema é que quando eu colocava o Path nas variáveis de ambiente do sistema não funcionava, mas quando eu coloquei nas variáveis de ambiente da minha conta funcionou. Valew pela ajuda pessoal!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software