Olá, Paula! Parece que você está enfrentando um problema com a execução do MySQL, e eu entendo o quanto isso pode ser frustrante. Vamos tentar resolver isso juntos.
Pelo que entendi, você já tentou alterar a porta do MySQL de 3306 para 3307 e 3308 e ainda assim não funcionou, correto? Isso pode acontecer quando há algum outro serviço utilizando estas portas.
Uma sugestão seria verificar se realmente não há nenhum outro serviço utilizando a porta que você deseja. Para isso, você pode usar o comando netstat -aon | findstr :<numero_da_porta>
no Prompt de Comando do Windows. Substitua <numero_da_porta>
pelo número da porta que você deseja verificar, por exemplo, 3306, 3307 ou 3308.
Se o comando retornar algum resultado, significa que a porta está sendo utilizada por algum serviço. O último número na linha do resultado é o PID do processo que está utilizando a porta. Você pode então usar o Gerenciador de Tarefas do Windows para encerrar o processo correspondente ao PID.
Se mesmo assim o problema persistir, sugiro que você tente reinstalar o MySQL novamente, mas desta vez, certifique-se de que não há nenhuma outra instância do MySQL rodando no seu sistema. Você pode verificar isso através do Gerenciador de Tarefas do Windows.
Se alguma dessas opções resolverem, pode me informar por gentileza? E caso o problema persistir, vou pesquisar em mais fóruns na web soluções pro problema que você esta enfrentando, como Stackoverflow e etc.
Espero ter ajudado, bons estudos!