Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Não consigo executar o arquivo OlaMundo.java. Aula 01

Boa Tarde. Eu abri o terminal no meu windows , tenho o código igual o da aula no meu editor de texto e creio que instalei corretamente o java , pois tive que procurar como fazer a instalação e as configurações , por exemplo que pedem no primeiro exercicio da primeira aula no youtube.Quando eu esrevo javac OlaMundo no prompt de comando ele me diz que o arquivo não foi encontrado ou "não foi possível localizar nem encontrar a classe principal OlaMundo".

OBS: Meu sistema é windows 10, meu editor de texto é o SublimeText3 e nesse editor eu tenho o código exatamente igual o da aula , o arquivo salvo com o nome de OlaMundo.java e a pasta raiz está na minha area de trabalho.Caso necessário eu posso mandar imagens do que acontece para melhor entendimento da pergunta.

7 respostas

Bem e um pouco complicado de aponta o erro porque pode ser vários fatores que pode estar ocorrendo o erro.

1 -Quando instalar o 'JDK' você tem que configurar o path do windows não sei se precisa para win10.(tive bastante problema com o meu)

2- Coloca seu projeto em uma pasta e no prompt de comando coloque "cd Diretório/da/pasta/onde/esta/seu/projeto" e tente compilar "javac nomedoprojeto.java"

Não desanima java e bem mais chato instalar comparado com outras linguagem caso o problema continue tenta baixar um IDE (eclipse, netbens...), para continua com as aulas.

Eae beleza? Faça o seguinte, com o prompt de comando, navegue até chegar ao diretório que o arquivo.java esteja no seu computador.

ex: se estiver na area de trabalho:

cd users cd "seuusuario" cd "desktop"

ai entao vc executa o comando javac nomedoarquivo.java

Francisco Lucas , boa tarde, eu ainda tenho algumas duvidas , eu não tenho a menor ideia de como configurar essa path corretamente , principalmente depois que eu já fiz a instalação nem como saber se é necessário.Agora o diretório do arquivo eu tentei colocar também , está em uma pasta na minha área de trabalho , eu tentei copiar esse diretório no prompt , depois de usar o comando javac e também depois mas ainda nada .

Tenta uma coisa, direcione o prompt para a pasta onde está os arquivos .java. Esse e no meu caso.

cd C:\Users\Francisco\Downloads\Java

Em seguida tente compilar e rodar assim:

java -cp . nomedaclasse

Atenção não e o nome do arquivo salvo mais sim o nome da classe que está escrito dentro do programa, veja um exemplo meu:

class programa{ public static void main(String args[]){ System.out.println("Olá mundo"); } }

no meu terminal coloquei a seguinte instrução:

java -cp . programa

Tente fazer o mesmo com seu projeto.

Boa tarde Francisco , espero que você possa me ajudar de novo , quando eu escrevo no prompt cd C:\Users\evandro\Downloads\jdk-8u60-windows-x64(nome do java na pasta de downloads, que eu intalei) eu aperto enter e ele diz : O sistema não pode encontrar o caminhoespecificado.

OBS: A classe do arquivo está exatamente igual o seu e o nome do arquivo está como OlaMundo.java , qualquer coisa eu tento desinstalar e intalar de novo o java .

Evandro o windows não está encontrando o local instalado do seu java muito provavelmente tem algum erro de digitação ou o caminho não é esse da uma conferida.

solução!

Eu encontrei o erro , no editor de texto não fica Class OlaMundo... ,o código certo é public class OlaMundo... e para resolver o problema de encontrar o arquivo que está salvo no desktop eu abri a pasta do arquivo , lá segurando shift e apertando o botão direito do mouse eu cliquei em abrir prompt de comando aqui , um pessoal do guj que me ajudou nessa parte mas obrigado do mesmo jeito .