Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá Cesar! Tudo bem?
Analisando a imagem que você compartilhou, pude perceber que no arquivo "docker-compose.yml", aparece o símbolo de uma bola em branco, que informa que o arquivo não foi salvo. Imagino que você realizou as alterações no mesmo e acabou esquecendo de salvar, então use as teclas "CTRL" + "S".
A título de curiosidade, caso não queira ter mais problemas com esse tipo de situação, no VScode existe a opção de salvamento automático. Basta buscar a opção "File" ou "Arquivo", no canto superior esquerdo e ao abrir uma aba de opções busque por "auto save" ou "salvamento automático".
Espero ter ajudado. Se ainda tiver alguma dúvida, é só me dizer!
Grande abraço e bons estudos!
Salvei o arquivo conforme orientação, mas o erro de conexão ainda persiste
Boa tarde, Cesar!
Analisei um pouco melhor essa situação fazendo alguns testes em cima do projeto para replicar o mesmo erro que você teve. Com isso, consegui replicá-lo e identificar o que está causando. É porta utilizada pelo postgresql no arquivo de configuração "docker-compose.yml".
Tenho em minha máquina o postgresql instalado, e quando eu estava tentando rodar a aplicação, ela sempre apontava para o postgresql da minha máquina e não do container, imagino que esse também seja o seu caso. Para resolver isso, deve-se alterar a porta no arquivo "docker-compose.yml" do postgresql para: 5433, que é uma porta diferente da que está sendo usada localmente. Segue o exemplo de como ficaria:
version: '3'
services:
postgres:
image: "postgres"
environment:
- POSTGRES_USER=root
- POSTGRES_PASSWORD=root
- POSTGRES_DB=root
ports:
- "5433:5432"
volumes:
- /postgres-data:/var/lib/postgresql/data
pgadmin-compose:
image: dpage/pgadmin4
environment:
PGADMIN_DEFAULT_EMAIL: "gui@alura.com"
PGADMIN_DEFAULT_PASSWORD: "123456"
ports:
- "54321:80"
depends_on:
- postgres
Dessa forma o seu problema deve ser resolvido.
Bons estudos!