3
respostas

Não consigo executar a conexão

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Olá Cesar! Tudo bem?

Analisando a imagem que você compartilhou, pude perceber que no arquivo "docker-compose.yml", aparece o símbolo de uma bola em branco, que informa que o arquivo não foi salvo. Imagino que você realizou as alterações no mesmo e acabou esquecendo de salvar, então use as teclas "CTRL" + "S".

A título de curiosidade, caso não queira ter mais problemas com esse tipo de situação, no VScode existe a opção de salvamento automático. Basta buscar a opção "File" ou "Arquivo", no canto superior esquerdo e ao abrir uma aba de opções busque por "auto save" ou "salvamento automático".

Espero ter ajudado. Se ainda tiver alguma dúvida, é só me dizer!

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Salvei o arquivo conforme orientação, mas o erro de conexão ainda persiste

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Boa tarde, Cesar!

Analisei um pouco melhor essa situação fazendo alguns testes em cima do projeto para replicar o mesmo erro que você teve. Com isso, consegui replicá-lo e identificar o que está causando. É porta utilizada pelo postgresql no arquivo de configuração "docker-compose.yml".

Tenho em minha máquina o postgresql instalado, e quando eu estava tentando rodar a aplicação, ela sempre apontava para o postgresql da minha máquina e não do container, imagino que esse também seja o seu caso. Para resolver isso, deve-se alterar a porta no arquivo "docker-compose.yml" do postgresql para: 5433, que é uma porta diferente da que está sendo usada localmente. Segue o exemplo de como ficaria:

version: '3'
services:
  postgres:
    image: "postgres"
    environment:
      - POSTGRES_USER=root
      - POSTGRES_PASSWORD=root
      - POSTGRES_DB=root      
    ports:
      - "5433:5432"
    volumes:
      - /postgres-data:/var/lib/postgresql/data  

  pgadmin-compose:
    image: dpage/pgadmin4
    environment:
      PGADMIN_DEFAULT_EMAIL: "gui@alura.com"
      PGADMIN_DEFAULT_PASSWORD: "123456"
    ports:
      - "54321:80"
    depends_on:
      - postgres

Dessa forma o seu problema deve ser resolvido.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software