Estou tendo dificuldade de entender qual a ordem que o programa lê o código. Ele vai do for externo para o interno depois de adicionar mais 1 a variável, isso?
Não consigo visualizar isso de maneira que faça sentido com o que ta sendo imprimido.
Estou tendo dificuldade de entender qual a ordem que o programa lê o código. Ele vai do for externo para o interno depois de adicionar mais 1 a variável, isso?
Não consigo visualizar isso de maneira que faça sentido com o que ta sendo imprimido.
Oie Matheus, tudo bem contigo?
Funciona da seguinte forma:
Ou seja:
public class ProgramaComBreak {
public static void main(String args[]) {
for(int linha = 0; linha < 5; linha++) { // esse "for" inicia todo o processo, e ele vai funcionar enquanto "linha" for menor que 5
for (int coluna = 0; coluna < 5; coluna++) { // esse "for" inicia logo após o primeiro, ele vai rodar enquanto "coluna" for menor que 5, e só após a condição "coluna < 5" se tornar falsa que o "for" externo" vai rodar novamente
if (coluna > linha) { // caso a "coluna" for maior que "linha" esse "if" vai ser iniciado
break; // esse break para o "for" de maneira forçada, fazendo com que o "for" externo rode novamente
}
System.out.print(coluna+1); // é responsável por printar os resultados que vemos no console
}
System.out.println(); // é responsável por quebrar a linha, dando o formato de "escada" para os dados
}
}
}
Vendo de maneira lógica:
Por conta do "for" externo ter a condição "linha < 5", serão printados 5 linhas.
No primeiro loop externo (linha = 0):
No segundo loop externo (linha = 1):
No terceiro loop externo (linha = 2):
No quarto loop externo (linha = 3):
No quinto loop externo (linha = 4):
E o resultado final é:
1 - primeiro "for" externo
12 - segundo "for" externo
123 - terceiro "for" externo
1234 - quarto "for" externo
12345 - quinto "for" externo
Espero ter ajudado!
Se tiver qualquer outra dúvida estou por aqui :)
Muito Obrigado! Me ajudou muito!