Estou tendo dificuldade de entender qual a ordem que o programa lê o código. Ele vai do for externo para o interno depois de adicionar mais 1 a variável, isso?
Não consigo visualizar isso de maneira que faça sentido com o que ta sendo imprimido.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou tendo dificuldade de entender qual a ordem que o programa lê o código. Ele vai do for externo para o interno depois de adicionar mais 1 a variável, isso?
Não consigo visualizar isso de maneira que faça sentido com o que ta sendo imprimido.
Oie Matheus, tudo bem contigo?
Funciona da seguinte forma:
Ou seja:
public class ProgramaComBreak {
public static void main(String args[]) {
for(int linha = 0; linha < 5; linha++) { // esse "for" inicia todo o processo, e ele vai funcionar enquanto "linha" for menor que 5
for (int coluna = 0; coluna < 5; coluna++) { // esse "for" inicia logo após o primeiro, ele vai rodar enquanto "coluna" for menor que 5, e só após a condição "coluna < 5" se tornar falsa que o "for" externo" vai rodar novamente
if (coluna > linha) { // caso a "coluna" for maior que "linha" esse "if" vai ser iniciado
break; // esse break para o "for" de maneira forçada, fazendo com que o "for" externo rode novamente
}
System.out.print(coluna+1); // é responsável por printar os resultados que vemos no console
}
System.out.println(); // é responsável por quebrar a linha, dando o formato de "escada" para os dados
}
}
}Vendo de maneira lógica:
Por conta do "for" externo ter a condição "linha < 5", serão printados 5 linhas.
No primeiro loop externo (linha = 0):
No segundo loop externo (linha = 1):
No terceiro loop externo (linha = 2):
No quarto loop externo (linha = 3):
No quinto loop externo (linha = 4):
E o resultado final é:
1 - primeiro "for" externo
12 - segundo "for" externo
123 - terceiro "for" externo
1234 - quarto "for" externo
12345 - quinto "for" externo Espero ter ajudado!
Se tiver qualquer outra dúvida estou por aqui :)
Muito Obrigado! Me ajudou muito!