1
resposta

Não consigo editar a variável Path

Olá, não consigo adicionar um novo caminho para a variável path, quando eu clico em editar, ele não dá a opção de adicionar um novo caminho, aparece apenas a opção de criar uma nova variável. Já reinstalei o arquivo jdk, e reiniciei o computador e não resolveu o problema, quando digito JAVAC no CMD ele mostra a seguinte mensagem: " javac não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes." podem me ajudar?

1 resposta

Esse passo muda um pouco de computador para computador, pois eu não sei o seu sistema operacional, mas primeiro, veja em que pasta esta instalado o seu JDK, temos que adicionar a pasta bin ao PATH, para isso, vamos ver o seu PATH atual: Faça:

echo $PATH

Deve aparecer algo como:

/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/usr/local/games:/snap/bin

Observe que o PATH não busca a pasta bin do JDK, temos que adiciona-la. Para isso abra o terminal, daí temos que editar o arquivo ~/bashrc Primeiro faça:

vim .bashrc

Em seguida, adicione o seguinte no final do arquivo:

JAVA_HOME='/opt/jdk-10.0.2'
export JAVA_HOME
export PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin

Pronto, você adicionou um diretório ao path, ao verficar novamente, deve aparecer algo do tipo:

/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/usr/local/games:/snap/bin:/opt/jdk-10.0.2/bin

Lembrando que o diretório muda de computador pra computador, pois depender do sistema operacional, no meu caso, estou utilizando o Linux Mint, então ele está instalado no diretório 'opt'.