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resposta

não consigo "disparar"

quando clico no alvo não aparece a mensagem. qual pode ser o problema?

<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;

    var xAleatorio; 
    var yAleatorio; 

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    function desenhaAlvo(x, y){
        desenhaCirculo(x, y, raio + 20, 'red'); 
        desenhaCirculo(x, y, raio + 10, 'white');
        desenhaCirculo(x, y, raio, 'red');

    }

    function sorteiaPosicao(maximo){
        return Math.floor(Math.random() * maximo);
    }

    function atualizaTela(){
        limpaTela();
        var xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
        var yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
        desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
    }

    setInterval(atualizaTela, 5000);

    function dispara(evento){

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if((x > xAleatorio - raio)
              && (x < xAleatorio + raio)
               && (y > yAleatorio - raio)
              && (y < yAleatorio + raio)){

            alert('Acertou!'); 
       }
    }    
    tela.onclick = dispara;
</script>
1 resposta

Vinicius, boa tarde!

Na função atualizaTela() você redeclarou as variáveis xAleatorio e yAleatorio e definiu os valores delas. Para corrigir, nós tiramos redeclaração de dentro da função

 function dispara(evento){
        x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        y = evento.pageY - tela.offsetTop;
//RESTANTE DO CÓDIGO ABAIXO

E lá no inicio, na declaração das variaveis eu dei um valor inicial para elas:

    var xAleatorio = 0; 
    var yAleatorio = 0; 

Espero ter ajudado e bons estudos!