1
resposta

Não consigo criar uma conexão no SQL Developer

Estou fazendo o Curso de SQL com Oracle Database: manipule e consulte dados e logo no começo já estou enfrentando uma dificuldade para criar uma conexão no sql developer. A aula em questão foi o capítulo "Instalando o oracle e conhecendo as entidades de um banco de dados" aula "Criando a conexão". Instalei as versões mais recentes do Oracle Express e do SQL developer. O erro é o seguinte "Status : Com FalhaFalha no teste: ORA-12541: Não é possível estabelecer conexão. Não há listener em host localhost port 1521. (CONNECTION_ID=M2hpqQtbTtaFvTTIE5cgHw==) https://docs.oracle.com/error-help/db/ora-12541/". Já fiz algumas buscas no chat gpt e na internet sobre o erro, já verifiquei o listener, já desliguei o firewall, já verifiquei se o serviço estava ativo no gerenciador de tarefa e etc. Até rodei o comando "sqlplus system@XE" no cmd (como administrador), que segundo o chat gpt, caso essa conexão funcionasse, o problema pode estar na configuração do SQL Developer. Essa conexão funcionou, mas não achei o erro até agora.

1 resposta

Oii, Murilo! Tudo bem ?

Obrigada por trazer o que você já testou, isso é bom para tentarmos outras soluções.

Seguindo essa linha de revisão, vamos verificar o arquivo tsnames.ora para ver se os valores estão certos na porta e servidor.

Abra o terminal e digite o comando abaixo para encontrar o arquivo:

TNSPING LOCALHOST

Você terá como retorno o caminho, copie o caminho até o \admin e cole na barra de pesquisa do computador. Segue um exemplo do meu retorno:

C:\app\Nathalia\product\21c\homes\OraDB21Home1\network\admin\

Ao pesquisar com esse caminho, você terá acesso a alguns arquivos, abra o tsnames e revise as informações da porta e aproveite para comparar se são os mesmos parâmetros usados quando você criou a conexão.

E caso não sejam os mesmos parâmetros você pode alterar o número da porta para testar a conexão.

Espero que essa sugestão te ajude. Conte sempre conosco para te auxiliar no fórum.

Até mais, Murilo!