Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Nao consigo criar o venv da aula 1 do curso

Na aula numero 1 o professor mostra como criar um venv em determindada pasta e não consigo criar ela.

.\Activate.ps1 : O arquivo C:\Users\jpano\Desktop\Alura\Django\1.aplicacao\venv\Scripts\Activate.ps1 não pode ser carregado porque a execução de scripts foi desabilitada 
neste sistema. Para obter mais informações, consulte about_Execution_Policies em https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=135170.
No linha:1 caractere:1
+ .\Activate.ps1
+ ~~~~~~~~~~~~~~
    + CategoryInfo          : ErrodeSegurança: (:) [], PSSecurityException
    + FullyQualifiedErrorId : UnauthorizedAccess

estou a amis de uma hora tentando mexer nessa funcionalidade e não estou conseguindo... poderiam me ajudar?

11 respostas

Bom dia João, tudo bem? Espero que sim!

Obrigado por ter enviado sua pergunta!

Você precisa abrir o Power Shell do Windows como administrador, para isso, pesquise Power Shell na aba de pesquisa da barra de tarefas e clique com o botão direito e executar como administrador.

Vai aparecer uma tela mais ou menos assim:

https://imgur.com/a/V5YiRms

Você precisará executar o comando da imagem, que é o seguinte:

Set-ExecutionPolicy AllSigned

Após isso ele pedirá uma confirmação, digite S e pressione Enter.

O comando Get-ExecutionPolicy irá mostrar a política de execução atual do seu computador.

Para mais dúvidas, acesse o link abaixo, que tem uma discussão sobre esse erro e algumas explicações sobre o ExecutionPolicy:

https://pt.stackoverflow.com/questions/220078/o-que-significa-o-erro-execu%C3%A7%C3%A3o-de-scripts-foi-desabilitada-neste-sistema

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

certo, consegui isso, obrigado! porém agora não consigo instalar o Django usando o pip. Desinstalei meu python umas 2 vezes e até tentei instalar pela store do windows porém o mesmo problema continua acontecendo:

(venv) PS C:\Users\****\Desktop\Alura\Django\1.aplicacao\venv\Scripts> pip install Django
No Python at 'C:\Python39\python.exe'

Tente usar o comando:

py -m pip install Django

ou

python -m pip install Django

Continua dando o mesmo problema. pelo que vi isso só ocorre dentro do venv

(venv) PS C:\Users\****\Desktop\Alura\Django\1.aplicacao\venv\Scripts> pip install Django
No Python at 'C:\Python39\python.exe'

Aparentemente o PATH do python está setado para C:\Python39\python.exe dentro do seu venv, veja qual é a pasta que está instalada o seu python e altere o interpretador para esse PATH correto.

Se estiver usando o Pycharm vá em File -> Settings e veja como está o PATH.

PATH do Pycharm

Se estiver usando o VSCode, clique na caixa no canto inferior esquerdo da tela com o interpretador e escreva o PATH na caixa que abrirá na parte superior da tela.

PATH do VSCode

Se ainda não funcionar, me avise.

Cara, conseghui colocar o python.exe no PATH, porém ainda da o mesmo erro. Nessa aba superior aparece ainda 2 pythons, um que eu instalei pela store da Microsoft (ele está numa pasta AppData que não aparece aqui nos meus arquivos por sinal) e outro que acabei de instalar pelo próprio site do python.org (esse que eu acabei de colocar no PATH.

Entendi, essa pasta AppData que não está aparecendo nos seus arquivos é uma pasta oculta do sistema, você pode habilitar a visualização de pastas ocultas seguindo o tutorial:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/exibir-pastas-e-arquivos-ocultos-no-windows-10-97fbc472-c603-9d90-91d0-1166d1d9f4b5

Quanto ao Python, pode ter corrompido algo na instalação, ou alguma confusão por haver mais de uma python instalado com a mesma versão.

O que eu sugiro fazer é:

• Vá até a loja da Microsoft Store, clique para desinstalar esse Python
  • Vá até o painel de controle e desinstale também o Python que você baixou na máquina, ou seja, deixe a máquina sem nenhum Python instalado
  • Após isso, baixe o Python novamente seguindo esse passo a passo da documentação (https://python.org.br/instalacao-windows/) - Ver a observação no fim da minha resposta
  • Tente novamente executar os comandos da criação do ambiente virtual e instalação do django

Observação: Outro detalhe é que a versão 3.9 ainda é recente (foi lançada em outubro do ano passado), e mais para frente no curso de django você irá trabalhar com a biblioteca de banco de dados "Pyscopg2" que atualmente não é suportada pelo python 3.9 (tem como instalar com gambiarra, mas não é a melhor opção rsrs). Então, recomendo que utilize a versão 3.8 (https://www.python.org/downloads/release/python-380/).

Qualquer coisa me avisa, vamos conseguir resolver.

Ok, vamos por partes:

1- quando vou na Microsoft Store para desinstalar o python, ele me diz que já está instalado mas mesmo assim me da a opção de instalar ele (????). fui ver para desinstalar pelo configurações e ele também não consta lá. Seguindo o caminho que a aba superior do VSCode me mostra, aparecem dois arquivos: python.exe e python3.exe, ambos com 0kb de tamanho. Tento excluir eles e me da o seguinte erro: "Erro 0x80070780: Não é possível o acesso ao arquivo pelo sistema."

2 - Desinstalei o python que tinha instalado pela maquina em si. porém, ainda existe a pasta python39, com um arquivo python.exe nele, o que devo fazer com essa pasta?

3 - no meu VSCode, ainda aparecem 3 pythons: um python com caminho pro anaconda3\python.exe um python que é da microsoft Store e não sei como desinstalar um python que é do venv

Ainda não instalei o python 3.8, como indicado, por não ter certeza se todos os pythons foram devidamente desinstalados

Obrigado pela paciência e pela ajuda cara

Ok, vamos por partes:

1- quando vou na Microsoft Store para desinstalar o python, ele me diz que já está instalado mas mesmo assim me da a opção de instalar ele (????). fui ver para desinstalar pelo configurações e ele também não consta lá. Seguindo o caminho que a aba superior do VSCode me mostra, aparecem dois arquivos: python.exe e python3.exe, ambos com 0kb de tamanho. Tento excluir eles e me da o seguinte erro: "Erro 0x80070780: Não é possível o acesso ao arquivo pelo sistema."

2 - Desinstalei o python que tinha instalado pela maquina em si. porém, ainda existe a pasta python39, com um arquivo python.exe nele, o que devo fazer com essa pasta?

3 - no meu VSCode, ainda aparecem 3 pythons:

São esses:

Ainda não instalei o python 3.8, como indicado, por não ter certeza se todos os pythons foram devidamente desinstalados

Obrigado pela paciência e pela ajuda cara

solução!

O que pode ter acontecido, é que os arquivos do Python foram removidos sem o programa ter sido desinstalado de fato. Quando se deleta as pastas e arquivos sem desinstalar o programa pode ocorrer essas falhas, então os arquivos de registros no Windows permaneceram.

Tente usar um programa como o CCleaner, dentro dele tem a parte de remover programas como do Windows, mas muitas vezes ele mostra mais programas do que o próprio Alterar/Remover programa do Windows. Se achar algo relacionado a Python por lá, remova.

Além disso, passe o CCleaner para remover os arquivos temporários e também corrigir arquivos de registro.

Além disso, remova as variáveis de ambiente no PATH relacionadas a Python. CUIDADO PARA NÃO REMOVER OUTROS CAMINHOS DO SISTEMA. Para fazer isso, vá na aba de pesquisa e digite variáveis de ambiente e clique em variáveis de ambiente. Clique em Path, editar e remova os caminhos relacionados ao Python.

Feito tudo isso, tente instalar novamente a versão do Python 3.8, selecionando a caixinha de adicionar ao PATH.

Instalação Python adicionando ao PATH

https://www.python.org/downloads/release/python-380/

E crie novamente outro venv, desde o início.

Espero que funcione.

João, deu certo aqui. testei ontem e fiz a limpa mas n consegui testar em aula.

testei hoje. Limpei tudo quanto arquivo de python aqui da minha maquina e consegui fazer a aula 1 de django. Imagino que não terei problemas novamente tão cedo hahah

Muito obrigado pelas orientações e pela ajuda, Me ajudou MUITO