Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Nao consigo criar o venv da aula 1 do curso

Na aula numero 1 o professor mostra como criar um venv em determindada pasta e não consigo criar ela.

.\Activate.ps1 : O arquivo C:\Users\jpano\Desktop\Alura\Django\1.aplicacao\venv\Scripts\Activate.ps1 não pode ser carregado porque a execução de scripts foi desabilitada 
neste sistema. Para obter mais informações, consulte about_Execution_Policies em https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=135170.
No linha:1 caractere:1
+ .\Activate.ps1
+ ~~~~~~~~~~~~~~
    + CategoryInfo          : ErrodeSegurança: (:) [], PSSecurityException
    + FullyQualifiedErrorId : UnauthorizedAccess

estou a amis de uma hora tentando mexer nessa funcionalidade e não estou conseguindo... poderiam me ajudar?

11 respostas

Bom dia João, tudo bem? Espero que sim!

Obrigado por ter enviado sua pergunta!

Você precisa abrir o Power Shell do Windows como administrador, para isso, pesquise Power Shell na aba de pesquisa da barra de tarefas e clique com o botão direito e executar como administrador.

Vai aparecer uma tela mais ou menos assim:

https://imgur.com/a/V5YiRms

Você precisará executar o comando da imagem, que é o seguinte:

Set-ExecutionPolicy AllSigned

Após isso ele pedirá uma confirmação, digite S e pressione Enter.

O comando Get-ExecutionPolicy irá mostrar a política de execução atual do seu computador.

Para mais dúvidas, acesse o link abaixo, que tem uma discussão sobre esse erro e algumas explicações sobre o ExecutionPolicy:

https://pt.stackoverflow.com/questions/220078/o-que-significa-o-erro-execu%C3%A7%C3%A3o-de-scripts-foi-desabilitada-neste-sistema

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

certo, consegui isso, obrigado! porém agora não consigo instalar o Django usando o pip. Desinstalei meu python umas 2 vezes e até tentei instalar pela store do windows porém o mesmo problema continua acontecendo:

(venv) PS C:\Users\****\Desktop\Alura\Django\1.aplicacao\venv\Scripts> pip install Django
No Python at 'C:\Python39\python.exe'

Tente usar o comando:

py -m pip install Django

ou

python -m pip install Django

Continua dando o mesmo problema. pelo que vi isso só ocorre dentro do venv

(venv) PS C:\Users\****\Desktop\Alura\Django\1.aplicacao\venv\Scripts> pip install Django
No Python at 'C:\Python39\python.exe'

Aparentemente o PATH do python está setado para C:\Python39\python.exe dentro do seu venv, veja qual é a pasta que está instalada o seu python e altere o interpretador para esse PATH correto.

Se estiver usando o Pycharm vá em File -> Settings e veja como está o PATH.

PATH do Pycharm

Se estiver usando o VSCode, clique na caixa no canto inferior esquerdo da tela com o interpretador e escreva o PATH na caixa que abrirá na parte superior da tela.

PATH do VSCode

Se ainda não funcionar, me avise.

Cara, conseghui colocar o python.exe no PATH, porém ainda da o mesmo erro. Nessa aba superior aparece ainda 2 pythons, um que eu instalei pela store da Microsoft (ele está numa pasta AppData que não aparece aqui nos meus arquivos por sinal) e outro que acabei de instalar pelo próprio site do python.org (esse que eu acabei de colocar no PATH.

Entendi, essa pasta AppData que não está aparecendo nos seus arquivos é uma pasta oculta do sistema, você pode habilitar a visualização de pastas ocultas seguindo o tutorial:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/exibir-pastas-e-arquivos-ocultos-no-windows-10-97fbc472-c603-9d90-91d0-1166d1d9f4b5

Quanto ao Python, pode ter corrompido algo na instalação, ou alguma confusão por haver mais de uma python instalado com a mesma versão.

O que eu sugiro fazer é:

• Vá até a loja da Microsoft Store, clique para desinstalar esse Python
  • Vá até o painel de controle e desinstale também o Python que você baixou na máquina, ou seja, deixe a máquina sem nenhum Python instalado
  • Após isso, baixe o Python novamente seguindo esse passo a passo da documentação (https://python.org.br/instalacao-windows/) - Ver a observação no fim da minha resposta
  • Tente novamente executar os comandos da criação do ambiente virtual e instalação do django

Observação: Outro detalhe é que a versão 3.9 ainda é recente (foi lançada em outubro do ano passado), e mais para frente no curso de django você irá trabalhar com a biblioteca de banco de dados "Pyscopg2" que atualmente não é suportada pelo python 3.9 (tem como instalar com gambiarra, mas não é a melhor opção rsrs). Então, recomendo que utilize a versão 3.8 (https://www.python.org/downloads/release/python-380/).

Qualquer coisa me avisa, vamos conseguir resolver.

Ok, vamos por partes:

1- quando vou na Microsoft Store para desinstalar o python, ele me diz que já está instalado mas mesmo assim me da a opção de instalar ele (????). fui ver para desinstalar pelo configurações e ele também não consta lá. Seguindo o caminho que a aba superior do VSCode me mostra, aparecem dois arquivos: python.exe e python3.exe, ambos com 0kb de tamanho. Tento excluir eles e me da o seguinte erro: "Erro 0x80070780: Não é possível o acesso ao arquivo pelo sistema."

2 - Desinstalei o python que tinha instalado pela maquina em si. porém, ainda existe a pasta python39, com um arquivo python.exe nele, o que devo fazer com essa pasta?

3 - no meu VSCode, ainda aparecem 3 pythons: um python com caminho pro anaconda3\python.exe um python que é da microsoft Store e não sei como desinstalar um python que é do venv

Ainda não instalei o python 3.8, como indicado, por não ter certeza se todos os pythons foram devidamente desinstalados

Obrigado pela paciência e pela ajuda cara

Ok, vamos por partes:

1- quando vou na Microsoft Store para desinstalar o python, ele me diz que já está instalado mas mesmo assim me da a opção de instalar ele (????). fui ver para desinstalar pelo configurações e ele também não consta lá. Seguindo o caminho que a aba superior do VSCode me mostra, aparecem dois arquivos: python.exe e python3.exe, ambos com 0kb de tamanho. Tento excluir eles e me da o seguinte erro: "Erro 0x80070780: Não é possível o acesso ao arquivo pelo sistema."

2 - Desinstalei o python que tinha instalado pela maquina em si. porém, ainda existe a pasta python39, com um arquivo python.exe nele, o que devo fazer com essa pasta?

3 - no meu VSCode, ainda aparecem 3 pythons:

São esses:

Ainda não instalei o python 3.8, como indicado, por não ter certeza se todos os pythons foram devidamente desinstalados

Obrigado pela paciência e pela ajuda cara

solução!

O que pode ter acontecido, é que os arquivos do Python foram removidos sem o programa ter sido desinstalado de fato. Quando se deleta as pastas e arquivos sem desinstalar o programa pode ocorrer essas falhas, então os arquivos de registros no Windows permaneceram.

Tente usar um programa como o CCleaner, dentro dele tem a parte de remover programas como do Windows, mas muitas vezes ele mostra mais programas do que o próprio Alterar/Remover programa do Windows. Se achar algo relacionado a Python por lá, remova.

Além disso, passe o CCleaner para remover os arquivos temporários e também corrigir arquivos de registro.

Além disso, remova as variáveis de ambiente no PATH relacionadas a Python. CUIDADO PARA NÃO REMOVER OUTROS CAMINHOS DO SISTEMA. Para fazer isso, vá na aba de pesquisa e digite variáveis de ambiente e clique em variáveis de ambiente. Clique em Path, editar e remova os caminhos relacionados ao Python.

Feito tudo isso, tente instalar novamente a versão do Python 3.8, selecionando a caixinha de adicionar ao PATH.

Instalação Python adicionando ao PATH

https://www.python.org/downloads/release/python-380/

E crie novamente outro venv, desde o início.

Espero que funcione.

João, deu certo aqui. testei ontem e fiz a limpa mas n consegui testar em aula.

testei hoje. Limpei tudo quanto arquivo de python aqui da minha maquina e consegui fazer a aula 1 de django. Imagino que não terei problemas novamente tão cedo hahah

Muito obrigado pelas orientações e pela ajuda, Me ajudou MUITO