19
respostas

não consigo criar o projeto do zero

Boa noite.

Eu já criei um post no fórum, que um dos problemas era que não conseguia criar o projeto electrode do zero, por isso estou criando esse novo post, para conseguir resolver esse problema.

E gostaria que alguém me ajuda-se a entender/ resolver esse problema.

Vamos lá, quando realizo o comando :

node ../node_modules/.bin/yo electrode

Na nova pasta me aparece o seguinte erro.

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>node ../node_modules/.bin/yo electrode
C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\node_modules\.bin\yo:2
basedir=$(dirname "$(echo "$0" | sed -e 's,\\,/,g')")
          ^^^^^^^

SyntaxError: missing ) after argument list
    at Module._compile (internal/modules/cjs/loader.js:721:23)
    at Object.Module._extensions..js (internal/modules/cjs/loader.js:787:10)
    at Module.load (internal/modules/cjs/loader.js:653:32)
    at tryModuleLoad (internal/modules/cjs/loader.js:593:12)
    at Function.Module._load (internal/modules/cjs/loader.js:585:3)
    at Function.Module.runMain (internal/modules/cjs/loader.js:829:12)
    at startup (internal/bootstrap/node.js:283:19)
    at bootstrapNodeJSCore (internal/bootstrap/node.js:622:3)

E mais uma observação que talvez tenha haver, que quando utilizo o comando 'yo' no cmd aparece:

C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\node_modules\windows-release\node_modules\execa\index.js:347
                throw err;
                ^

Error: spawnSync wmic ENOENT
    at Object.spawnSync (internal/child_process.js:1002:20)
    at Object.spawnSync (child_process.js:614:24)
    at Function.module.exports.sync (C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\node_modules\windows-release\node_modules\execa\index.js:334:30)
    at windowsRelease (C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\node_modules\windows-release\index.js:34:24)
    at osName (C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\node_modules\os-name\index.js:39:18)
    at new Insight (C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\node_modules\insight\lib\index.js:37:13)
    at Object.<anonymous> (C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\lib\cli.js:54:17)
    at Module._compile (internal/modules/cjs/loader.js:776:30)
    at Object.Module._extensions..js (internal/modules/cjs/loader.js:787:10)
    at Module.load (internal/modules/cjs/loader.js:653:32)

Mesmo tendo seguindo todos os passos de instalação, e já instalei e reinstalei o node.

A versão do node e v10.16.0.

A versão do npm e 6.9.0.

E utilizo Windows 10.

Preciso resolver esse problema, porquê do que adianta o curso se não consigo por em pratica sozinho.

19 respostas

Fala aí Caio, tudo bem? Qual as versões das bibliotecas que você está usando e quais foram os passos que você deu para chegar até o comando: node ../node_modules/.bin/yo electrode?

Eu fiz o teste aqui com as versões mais novas e funcionou corretamente, ele criou um novo projeto electrode.

Outro detalhe, acho que o comando talvez esteja errado, olha o seu comando:

node ../node_modules/.bin/yo electrode

Não precisa informar o node:

../node_modules/.bin/yo electrode

Ele já sabe que é um binário para ser executado.

Outro detalhe, porque você está voltando uma pasta? Você não está executando o comando na raiz do projeto? Sendo assim não precisaria do ../:

./node_modules/.bin/yo electrode

Espero ter ajudado.

Olá boa noite. Agradeço a atenção. Bem sobre a sua pergunta "Qual as versões das bibliotecas que você está usando e quais foram os passos que você deu para chegar até o comando: node ../node_modules/.bin/yo electrode?" Eu já reinstalei e fiz tantos comandos, porem os que eu fiz foram:

npm install gulp-cli.

npm install yo.

npm install generator-electrode.

npm install yo gulp generator-electrode

A não funcionou e em seguida instalei globalmente esses mesmos comandos. E ainda fui na documentação do electrode, e realizei o seguinte comando: npm install -g electrode-ignite xclap-cli.

Sobre as versões no meu packjson que do seguinte diretório (C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1), esta dessa forma.

"name": "instalura",
  "version": "0.1.0",
  "private": true,
  "devDependencies": {
    "react-scripts": "0.8.5"
  },
  "dependencies": {
    "create-react-app": "^0.5.0",
    "electrode-ignite": "^3.0.11",
    "generator-electrode": "^5.1.7",
    "git": "^0.1.5",
    "gulp": "^4.0.2",
    "gulp-cli": "^2.2.0",
    "react": "^15.4.2",
    "react-dom": "^15.4.2",
    "xclap-cli": "^0.1.3",
    "yo": "^3.1.0"
  },
  "scripts": {
    "start": "react-scripts start",
    "build": "react-scripts build",
    "test": "react-scripts test --env=jsdom",
    "eject": "react-scripts eject"
  }

}

Outra coisa do utilizar o comando

node ../node_modules/.bin/yo electrode

Eu tentei realizar o comando sem o node, mas o prompt me responde da seguinte forma.

./node_modules/.bin/yo electrode
'.' não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

E o fato de ter utilizado os ../ foi devido a explicação, mas mesmo so utilizando o ./ da o mesmo erro( todos os comandos de instalação acima botei na pasta exemplo também posteriormente)

Como esta na explicação :

Agora que o ambiente está criado, vamos partir para a
 criação do projeto em si. Faça o seguinte, a partir do 
diretório dos seus projetos javascript, crie uma nova 
pasta chamada instalura-ssr. Pelo terminal, navegue até a
 pasta do novo projeto e execute o seguinte comando:

Caso esteja no Linux ou Mac, execute assim: ../node_modules/.bin/yo electrode
Caso esteja no Windows, execute assim: node ../node_modules/.bin/yo electrode

E mais agradeço a atenção e boa noite

Bom dia, esqueci de por o packjson do diretório "exemplo"

{
  "name": "exemplo",
  "version": "1.0.0",
  "description": "",
  "main": "index.js",
  "scripts": {
    "test": "echo \"Error: no test specified\" && exit 1"
  },
  "author": "",
  "license": "ISC",
  "dependencies": {
    "generator-electrode": "^5.1.7",
    "gulp-cli": "^2.2.0",
    "yo": "^3.1.0"
  }
}

``
E o erro persiste

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>node ./node_modules/.bin/yo electrode C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules.bin\yo:2 basedir=$(dirname "$(echo "$0" | sed -e 's,\,/,g')") ^^^^^^^

SyntaxError: missing ) after argument list at Module.compile (internal/modules/cjs/loader.js:721:23) at Object.Module.extensions..js (internal/modules/cjs/loader.js:787:10) at Module.load (internal/modules/cjs/loader.js:653:32) at tryModuleLoad (internal/modules/cjs/loader.js:593:12) at Function.Module._load (internal/modules/cjs/loader.js:585:3) at Function.Module.runMain (internal/modules/cjs/loader.js:829:12) at startup (internal/bootstrap/node.js:283:19) at bootstrapNodeJSCore (internal/bootstrap/node.js:622:3) `

Bom dia Caio, consegue compartillhar seu projeto comigo? Sobe ele no Github ou no Google Drive (zipado) e me manda.

Fico no aguardo.

Bom dia, o link do projeto :

https://drive.google.com/open?id=1uqPd7mxzxv2vmLIZV5T7Glqz_-7zjEz-

Compactei a pasta exemplo, mas eu fiz todos os processos de instalação nela também.

Deu erro na hora de extrair, consegue mandar de novo? Não sei o que rolou, talvez o arquivo está corrompido.

Fico no aguardo.

Bom dia, sem problemas, eu compactei de novo eu só renomeei , testei aqui e consegui descompactar, se não conseguir de novo me avisa esta o link:

https://drive.google.com/open?id=1kt8noPrL7ZRt9_iog-QrXWpzxL3S-xcK

Deu o mesmo erro Caio, muito estranho. Não consegue subir no Github o projeto? Acho que fica mais fácil.

Olha o erro:

Erro ao extrair zip

Fico no aguardo.

E porque nunca botei algum projeto la, mas vou tentar aqui

Consegui

https://github.com/caio2296/aula-electrode

Fala aí Caio, tudo bem? Fiz o teste aqui e deu certo, consegui criar o projeto Electrode sem problemas, executei o seguinte comando:

./node_modules/.bin/yo electrode

Esse comando foi executado estando na raiz do projeto aula-electrode.

Em meu caso, tive que ajustar algumas coisas com permissão, se no seu caso de erro de permissão tente executar o comando como administrador (cada S.O tem sua maneira).

Espero ter ajudado.

Ola boa noite. Então eu abri o prompt no modo administrador, e re-instalei todas as dependências de novo para não haver duvida.

C:\WINDOWS\system32>npm install -g yo gulp generator-electrode
npm WARN deprecated cross-spawn-async@2.2.5: cross-spawn no longer requires a build toolchain, use it instead
C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\gulp -> C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\gulp\bin\gulp.js
C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\yo-complete -> C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\lib\completion\index.js
C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\yo -> C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\lib\cli.js

> yo@3.1.0 postinstall C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo
> yodoctor


Yeoman Doctor
Running sanity checks on your system

√ No .bowerrc file in home directory
√ Global configuration file is valid
√ NODE_PATH matches the npm root
√ No .yo-rc.json file in home directory
√ Node.js version
√ npm version
√ yo version

Everything looks all right!
npm WARN optional SKIPPING OPTIONAL DEPENDENCY: fsevents@1.2.9 (node_modules\gulp\node_modules\fsevents):
npm WARN notsup SKIPPING OPTIONAL DEPENDENCY: Unsupported platform for fsevents@1.2.9: wanted {"os":"darwin","arch":"any"} (current: {"os":"win32","arch":"x64"})

+ gulp@4.0.2
+ yo@3.1.0
+ generator-electrode@5.1.7
updated 12 packages in 98.792s

Após isso coloquei o diretório do projeto, o mesmo que coloquei o GitHub.

C:\WINDOWS\system32>cd C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo

Porem o erro persiste, o meu S.O e o Windows 10

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>node ./node_modules/.bin/yo electrode
C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\.bin\yo:2
basedir=$(dirname "$(echo "$0" | sed -e 's,\\,/,g')")
          ^^^^^^^

SyntaxError: missing ) after argument list
    at Module._compile (internal/modules/cjs/loader.js:721:23)
    at Object.Module._extensions..js (internal/modules/cjs/loader.js:787:10)
    at Module.load (internal/modules/cjs/loader.js:653:32)
    at tryModuleLoad (internal/modules/cjs/loader.js:593:12)
    at Function.Module._load (internal/modules/cjs/loader.js:585:3)
    at Function.Module.runMain (internal/modules/cjs/loader.js:829:12)
    at startup (internal/bootstrap/node.js:283:19)
    at bootstrapNodeJSCore (internal/bootstrap/node.js:622:3)

Não consigo entender.

Queria mostrar a imagem aqui, mas não consigo será que com Windows 10 não seria outro comando ? Nesse link aqui por exemplo tem um erro parecido com o meu:

https://github.com/jmcriffey/babel-istanbul/issues/70

Agradeço a atenção .

O comando está errado Caio, você está colocando o nodena frente:

node ./node_modules/.bin/yo electrode

Tem que ser:

./node_modules/.bin/yo electrode

Espero ter ajudado.

Se eu uso esse comando, o prompt nem sequer reconhece

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>./node_modules/.bin/yo electrode
'.' não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Eu tentei ir no diretório do .bom para ver se resolvia

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>cd ./node_modules/.bin

Porem deu outro erro

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\.bin>yo electrode
C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\windows-release\node_modules\execa\index.js:347
                throw err;
                ^

Error: spawnSync wmic ENOENT
    at Object.spawnSync (internal/child_process.js:1002:20)
    at Object.spawnSync (child_process.js:614:24)
    at Function.module.exports.sync (C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\windows-release\node_modules\execa\index.js:334:30)
    at windowsRelease (C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\windows-release\index.js:34:24)
    at osName (C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\os-name\index.js:39:18)
    at new Insight (C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\insight\lib\index.js:37:13)
    at Object.<anonymous> (C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\yo\lib\cli.js:54:17)
    at Module._compile (internal/modules/cjs/loader.js:776:30)
    at Object.Module._extensions..js (internal/modules/cjs/loader.js:787:10)
    at Module.load (internal/modules/cjs/loader.js:653:32)

Ola bom dia. Agora realizo o comando

node ./node_modules/.bin/yo electrode

E nada mais acontece.

C:\Users\Caio>CD C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>node ./node_modules/.bin/yo electrode

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>

Também percebi que nenhum outro arquivo seguindo esse comando, não funciona da o mesmo erro.

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>node ./node_modules/.bin/gulp
C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\.bin\gulp:2
basedir=$(dirname "$(echo "$0" | sed -e 's,\\,/,g')")
          ^^^^^^^

SyntaxError: missing ) after argument list
    at Module._compile (internal/modules/cjs/loader.js:721:23)
    at Object.Module._extensions..js (internal/modules/cjs/loader.js:787:10)
    at Module.load (internal/modules/cjs/loader.js:653:32)
    at tryModuleLoad (internal/modules/cjs/loader.js:593:12)
    at Function.Module._load (internal/modules/cjs/loader.js:585:3)
    at Function.Module.runMain (internal/modules/cjs/loader.js:829:12)
    at startup (internal/bootstrap/node.js:283:19)
    at bootstrapNodeJSCore (internal/bootstrap/node.js:622:3)

Isso me fez lembrar, que tive esse mesmo problema com o create-react-app, que era comando bem parecido com esse, e dava exatamente o mesmo erro, a forma que tive que contornar , foi utilizando.

npx create-react-app

O problema e que com o npx yo electrode ta o seguinte erro.

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>npx yo electrode
spawnSync wmic ENOENT

O problema é que você está usando Windows, ai fica dificil para eu simular, só tenho mac aqui.

Vou ver se consigo instalar uma VM com Windows para testar e assim que conseguir eu te aviso.

Ou se alguém que usa Windows nos ajudar, ficaria bom, porque aqui no mac funcionou de boa.

Abraços e bons estudos.

Ficaria agradecido, eu tenho visto que realmente as vezes o Windows da esses problemas

Fala ai Caio, tudo bem? Ainda não consegui rodar e testar no Windows o problema. Vou ver se consigo testar no PC de alguém que já tem tudo configurado pois meu Windows não tem nada kkk

Você ainda está com o problema ou conseguiu resolver?

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software