Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

19
respostas

não consigo criar o projeto do zero

Boa noite.

Eu já criei um post no fórum, que um dos problemas era que não conseguia criar o projeto electrode do zero, por isso estou criando esse novo post, para conseguir resolver esse problema.

E gostaria que alguém me ajuda-se a entender/ resolver esse problema.

Vamos lá, quando realizo o comando :

node ../node_modules/.bin/yo electrode

Na nova pasta me aparece o seguinte erro.

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>node ../node_modules/.bin/yo electrode
C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\node_modules\.bin\yo:2
basedir=$(dirname "$(echo "$0" | sed -e 's,\\,/,g')")
          ^^^^^^^

SyntaxError: missing ) after argument list
    at Module._compile (internal/modules/cjs/loader.js:721:23)
    at Object.Module._extensions..js (internal/modules/cjs/loader.js:787:10)
    at Module.load (internal/modules/cjs/loader.js:653:32)
    at tryModuleLoad (internal/modules/cjs/loader.js:593:12)
    at Function.Module._load (internal/modules/cjs/loader.js:585:3)
    at Function.Module.runMain (internal/modules/cjs/loader.js:829:12)
    at startup (internal/bootstrap/node.js:283:19)
    at bootstrapNodeJSCore (internal/bootstrap/node.js:622:3)

E mais uma observação que talvez tenha haver, que quando utilizo o comando 'yo' no cmd aparece:

C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\node_modules\windows-release\node_modules\execa\index.js:347
                throw err;
                ^

Error: spawnSync wmic ENOENT
    at Object.spawnSync (internal/child_process.js:1002:20)
    at Object.spawnSync (child_process.js:614:24)
    at Function.module.exports.sync (C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\node_modules\windows-release\node_modules\execa\index.js:334:30)
    at windowsRelease (C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\node_modules\windows-release\index.js:34:24)
    at osName (C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\node_modules\os-name\index.js:39:18)
    at new Insight (C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\node_modules\insight\lib\index.js:37:13)
    at Object.<anonymous> (C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\lib\cli.js:54:17)
    at Module._compile (internal/modules/cjs/loader.js:776:30)

Mesmo tendo seguindo todos os passos de instalação, e já instalei e reinstalei o node.

A versão do node e v10.16.0.

A versão do npm e 6.9.0.

E utilizo Windows 10.

Preciso resolver esse problema, porquê do que adianta o curso se não consigo por em pratica sozinho.

19 respostas

Fala aí Caio, tudo bem? Qual as versões das bibliotecas que você está usando e quais foram os passos que você deu para chegar até o comando: node ../node_modules/.bin/yo electrode?

Eu fiz o teste aqui com as versões mais novas e funcionou corretamente, ele criou um novo projeto electrode.

Outro detalhe, acho que o comando talvez esteja errado, olha o seu comando:

Não precisa informar o node:

../node_modules/.bin/yo electrode

Ele já sabe que é um binário para ser executado.

Outro detalhe, porque você está voltando uma pasta? Você não está executando o comando na raiz do projeto? Sendo assim não precisaria do ../:

./node_modules/.bin/yo electrode

Espero ter ajudado.

Olá boa noite. Agradeço a atenção. Bem sobre a sua pergunta "Qual as versões das bibliotecas que você está usando e quais foram os passos que você deu para chegar até o comando: node ../node_modules/.bin/yo electrode?" Eu já reinstalei e fiz tantos comandos, porem os que eu fiz foram:

npm install gulp-cli.

npm install yo.

npm install generator-electrode.

npm install yo gulp generator-electrode

A não funcionou e em seguida instalei globalmente esses mesmos comandos. E ainda fui na documentação do electrode, e realizei o seguinte comando: npm install -g electrode-ignite xclap-cli.

Sobre as versões no meu packjson que do seguinte diretório (C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1), esta dessa forma.

"name": "instalura",
  "version": "0.1.0",
  "private": true,
  "devDependencies": {
    "react-scripts": "0.8.5"
  },
  "dependencies": {
    "create-react-app": "^0.5.0",
    "electrode-ignite": "^3.0.11",
    "generator-electrode": "^5.1.7",
    "git": "^0.1.5",
    "gulp": "^4.0.2",
    "gulp-cli": "^2.2.0",
    "react": "^15.4.2",
    "react-dom": "^15.4.2",
    "xclap-cli": "^0.1.3",
    "yo": "^3.1.0"
  },
  "scripts": {
    "start": "react-scripts start",
    "build": "react-scripts build",
    "test": "react-scripts test --env=jsdom",
    "eject": "react-scripts eject"
  }

}

Outra coisa do utilizar o comando

Eu tentei realizar o comando sem o node, mas o prompt me responde da seguinte forma.

'.' não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

E o fato de ter utilizado os ../ foi devido a explicação, mas mesmo so utilizando o ./ da o mesmo erro( todos os comandos de instalação acima botei na pasta exemplo também posteriormente)

Como esta na explicação :

Agora que o ambiente está criado, vamos partir para a
 criação do projeto em si. Faça o seguinte, a partir do 
diretório dos seus projetos javascript, crie uma nova 
pasta chamada instalura-ssr. Pelo terminal, navegue até a
 pasta do novo projeto e execute o seguinte comando:

Caso esteja no Linux ou Mac, execute assim: ../node_modules/.bin/yo electrode
Caso esteja no Windows, execute assim: node ../node_modules/.bin/yo electrode

E mais agradeço a atenção e boa noite

Bom dia, esqueci de por o packjson do diretório "exemplo"

{
  "name": "exemplo",
  "version": "1.0.0",
  "description": "",
  "main": "index.js",
  "scripts": {
    "test": "echo \"Error: no test specified\" && exit 1"
  },
  "author": "",
  "license": "ISC",
  "dependencies": {
    "generator-electrode": "^5.1.7",
    "gulp-cli": "^2.2.0",
    "yo": "^3.1.0"
  }
}

``
E o erro persiste

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>node ./node_modules/.bin/yo electrode C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules.bin\yo:2 basedir=$(dirname "$(echo "$0" | sed -e 's,\,/,g')") ^^^^^^^

SyntaxError: missing ) after argument list at Module.compile (internal/modules/cjs/loader.js:721:23) at Object.Module.extensions..js (internal/modules/cjs/loader.js:787:10) at Module.load (internal/modules/cjs/loader.js:653:32) at tryModuleLoad (internal/modules/cjs/loader.js:593:12) at Function.Module._load (internal/modules/cjs/loader.js:585:3) at Function.Module.runMain (internal/modules/cjs/loader.js:829:12) at startup (internal/bootstrap/node.js:283:19) at bootstrapNodeJSCore (internal/bootstrap/node.js:622:3) `

Bom dia Caio, consegue compartillhar seu projeto comigo? Sobe ele no Github ou no Google Drive (zipado) e me manda.

Fico no aguardo.

Bom dia, o link do projeto :

https://drive.google.com/open?id=1uqPd7mxzxv2vmLIZV5T7Glqz_-7zjEz-

Compactei a pasta exemplo, mas eu fiz todos os processos de instalação nela também.

Deu erro na hora de extrair, consegue mandar de novo? Não sei o que rolou, talvez o arquivo está corrompido.

Fico no aguardo.

Bom dia, sem problemas, eu compactei de novo eu só renomeei , testei aqui e consegui descompactar, se não conseguir de novo me avisa esta o link:

https://drive.google.com/open?id=1kt8noPrL7ZRt9_iog-QrXWpzxL3S-xcK

Deu o mesmo erro Caio, muito estranho. Não consegue subir no Github o projeto? Acho que fica mais fácil.

Olha o erro:

Erro ao extrair zip

Fico no aguardo.

E porque nunca botei algum projeto la, mas vou tentar aqui

Consegui

https://github.com/caio2296/aula-electrode

Fala aí Caio, tudo bem? Fiz o teste aqui e deu certo, consegui criar o projeto Electrode sem problemas, executei o seguinte comando:

Esse comando foi executado estando na raiz do projeto aula-electrode.

Em meu caso, tive que ajustar algumas coisas com permissão, se no seu caso de erro de permissão tente executar o comando como administrador (cada S.O tem sua maneira).

Espero ter ajudado.

Ola boa noite. Então eu abri o prompt no modo administrador, e re-instalei todas as dependências de novo para não haver duvida.

C:\WINDOWS\system32>npm install -g yo gulp generator-electrode
npm WARN deprecated cross-spawn-async@2.2.5: cross-spawn no longer requires a build toolchain, use it instead
C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\gulp -> C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\gulp\bin\gulp.js
C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\yo-complete -> C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\lib\completion\index.js
C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\yo -> C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo\lib\cli.js

> yo@3.1.0 postinstall C:\Users\Caio\AppData\Roaming\npm\node_modules\yo
> yodoctor

Yeoman Doctor
Running sanity checks on your system

√ No .bowerrc file in home directory
√ Global configuration file is valid
√ NODE_PATH matches the npm root
√ No .yo-rc.json file in home directory
√ Node.js version
√ npm version
√ yo version

Everything looks all right!
npm WARN optional SKIPPING OPTIONAL DEPENDENCY: fsevents@1.2.9 (node_modules\gulp\node_modules\fsevents):
npm WARN notsup SKIPPING OPTIONAL DEPENDENCY: Unsupported platform for fsevents@1.2.9: wanted {"os":"darwin","arch":"any"} (current: {"os":"win32","arch":"x64"})

+ gulp@4.0.2
+ yo@3.1.0
+ generator-electrode@5.1.7
updated 12 packages in 98.792s

Após isso coloquei o diretório do projeto, o mesmo que coloquei o GitHub.

C:\WINDOWS\system32>cd C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo

Porem o erro persiste, o meu S.O e o Windows 10

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>node ./node_modules/.bin/yo electrode
C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\.bin\yo:2
          ^^^^^^^

Não consigo entender.

Queria mostrar a imagem aqui, mas não consigo será que com Windows 10 não seria outro comando ? Nesse link aqui por exemplo tem um erro parecido com o meu:

https://github.com/jmcriffey/babel-istanbul/issues/70

Agradeço a atenção .

O comando está errado Caio, você está colocando o nodena frente:

node ./node_modules/.bin/yo electrode

Tem que ser:

Espero ter ajudado.

Se eu uso esse comando, o prompt nem sequer reconhece

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>./node_modules/.bin/yo electrode
'.' não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Eu tentei ir no diretório do .bom para ver se resolvia

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>cd ./node_modules/.bin

Porem deu outro erro

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\.bin>yo electrode
C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\windows-release\node_modules\execa\index.js:347
                throw err;
                ^

Error: spawnSync wmic ENOENT
    at Object.spawnSync (internal/child_process.js:1002:20)
    at Object.spawnSync (child_process.js:614:24)
    at Function.module.exports.sync (C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\windows-release\node_modules\execa\index.js:334:30)
    at windowsRelease (C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\windows-release\index.js:34:24)
    at osName (C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\os-name\index.js:39:18)
    at new Insight (C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\insight\lib\index.js:37:13)
    at Object.<anonymous> (C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\yo\lib\cli.js:54:17)
    at Module._compile (internal/modules/cjs/loader.js:776:30)

Ola bom dia. Agora realizo o comando

node ./node_modules/.bin/yo electrode

E nada mais acontece.

C:\Users\Caio>CD C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>node ./node_modules/.bin/yo electrode

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>

Também percebi que nenhum outro arquivo seguindo esse comando, não funciona da o mesmo erro.

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>node ./node_modules/.bin/gulp
C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo\node_modules\.bin\gulp:2
          ^^^^^^^

Isso me fez lembrar, que tive esse mesmo problema com o create-react-app, que era comando bem parecido com esse, e dava exatamente o mesmo erro, a forma que tive que contornar , foi utilizando.

npx create-react-app

O problema e que com o npx yo electrode ta o seguinte erro.

C:\Users\Caio\Documents\curso\projeto-instalura-curso-aula1\exemplo>npx yo electrode
spawnSync wmic ENOENT

O problema é que você está usando Windows, ai fica dificil para eu simular, só tenho mac aqui.

Vou ver se consigo instalar uma VM com Windows para testar e assim que conseguir eu te aviso.

Ou se alguém que usa Windows nos ajudar, ficaria bom, porque aqui no mac funcionou de boa.

Abraços e bons estudos.

Ficaria agradecido, eu tenho visto que realmente as vezes o Windows da esses problemas

Fala ai Caio, tudo bem? Ainda não consegui rodar e testar no Windows o problema. Vou ver se consigo testar no PC de alguém que já tem tudo configurado pois meu Windows não tem nada kkk

Você ainda está com o problema ou conseguiu resolver?

Abraços.