Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Não consigo criar o programa.exe/programa.out

Na verdade não estou conseguindo compilar o programa. Ao executar os comandos não aparece o "programa.exe" para rodar.

Segui os passos que o professor executou utilizando o gitbash como terminal. Fiz os comandos porém não consigo criar e rodar o novo arquivo "programa.exe/programa.out". Aparece essa tela:

print da tela gitbash

3 respostas

Olá, Christian! Pelo que você descreveu, parece que você está tendo problemas para compilar seu programa em C usando o GitBash.

Primeiramente, verifique se você está no diretório correto. O comando 'cd' pode te ajudar a navegar pelos diretórios. Por exemplo, 'cd Desktop' te levaria para o diretório Desktop.

Em seguida, certifique-se de que o nome do arquivo que você está tentando compilar está correto. Se o nome do arquivo for 'programa.c', o comando para compilar seria 'gcc programa.c -o programa'. Isso irá criar um arquivo chamado 'programa.exe' (no Windows) ou 'programa.out' (no Linux).

Se ainda assim não funcionar, pode ser que o GCC (o compilador) não esteja instalado ou configurado corretamente. Você pode verificar isso digitando 'gcc --version' no GitBash. Se o GCC estiver instalado, isso deve retornar a versão do GCC. Se não, você precisará instalar ou configurar o GCC.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá Mateus, infelizmente já havia tentado tudo isso que você já falou antes de colocar a dúvida aqui no forúm. Mas agradeço a ajuda mesmo assim.

solução!

Pessoal, depois de tentar várias possibilidades eu consegui resolver o problema e rodar o meu arquivo.

  • Inicialmente eu utilizei o VScode para criar o programa, o qual eu não conseguia compilar.
  • Depois eu criei o mesmo programa utilizando o bloco de notas e consegui compilar tranquilamente.
  • Então voltei para o VScode e ao invés de apenas clicar na linguagem C e depois salvar o arquivo, resolvi segui o "modo antigo" e fui em "salvar como", no qual eu mesmo nomeei o arquivo colocando a extensão .c (ex.: programa.c). Desse modo consegui compilar e rodar esse arquivo, utilizando tanto o gitbash como o próprio terminal do VScode.

Então caso alguém esteja com o mesmo problema, indico tentar essa solução.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software