5
respostas

Não consigo cria a máquina virtual

Estou criando a vm1 com este comando:

docker-machine create -d virtualbox --virtualbox-no-vtx-check vm1

Porém está dando erro:

Running pre-create checks...
Creating machine...
(vm1) Copying /home/hmarcone/.docker/machine/cache/boot2docker.iso to /home/hmarcone/.docker/machine/machines/vm1/boot2docker.iso...
(vm1) Creating VirtualBox VM...
(vm1) Creating SSH key...
(vm1) Starting the VM...
(vm1) Check network to re-create if needed...
Error creating machine: Error in driver during machine creation: Unable to start the VM: /usr/bin/VBoxManage startvm vm1 --type headless failed:
VBoxManage: error: VT-x is not available (VERR_VMX_NO_VMX)
VBoxManage: error: Details: code NS_ERROR_FAILURE (0x80004005), component ConsoleWrap, interface IConsole

Details: 00:00:00.309903 Power up failed (vrc=VERR_VMX_NO_VMX, rc=NS_ERROR_FAILURE (0X80004005))

Com isso não consigo iniciar a vm1 que está dentro de uma MV/VirtualBox/Ubuntu instado no windows 10.

5 respostas

Oi Humberto, tudo bem?

Confirma se eu entendi certo, você está tentando criar a máquina virtual com o comando docker-machine create -d virtualbox --virtualbox-no-vtx-check vm1 dentro de uma máquina virtual criada pelo virtualbox?

Vamos lá... 1 - SO : Windows 10

2 - Instalei o VirtualBox/Ubuntu para fazer o curso de docker

3 - Ai instalei o virtualbox e o Docker Machine dentro do ubuntu que está em uma vm que está instalado no meu win10 conforme sua orientação .

4 -

Quando tendo iniciar a VM1 acontece o erro:

VT-x is not available (VERR_VMX_NO_VMX).

Opa Humberto. A ideia no caso é instalar a Docker Machine fora de quaisquer ambientes virtuais, no seu caso no Windows. O que está acontecendo com você é que está tentando virtualizar dentro de um ambiente já virtualizado.

Após instalar a Docker Machine e Virtualbox no Windows, você irá executar o comando docker-machine create -d virtualbox --virtualbox-no-vtx-check vm1 no prompt do Windows.

A Docker Machine será responsável por criar as máquinas virtuais utilizando o driver do VirtualBox.

Entendi! Mas a minha ideia, como fiz para o curso de docker, não era de ter a obrigação de instalar o docker na minha máquina com Win10. Só confirma para mim por favor. Para eu instalar a Docker Machine eu preciso ter o Docker instalador? Muito obrigado!

Não precisa não. De umas versões para cá o instalador da Docker Machine passou a vir separado.

Basta baixá-la através desse link.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software