2
respostas

Não consigo conectar SQL Server no Visual Studio for Mac

Estou codando em um MacBook e não aparece a opção do SQL no menu Exibir, também não dá para modificar o Visual Studio Installer. Tentei com Docker mas também não rolou. Alguém tem uma dica de como fazer funcionar no Mac?

2 respostas

Olá Fernanda, também estou usando o MacBook, no meu caso eu usei o Visual Studio Code (Visto que o Visual Studio for Mac vai ser descontinuado, segundo anuncio no site oficial).

Para usuar o Visual Studio Code instalei a extensão .NET Install Tool. E o restante você consegue seguir usando a ferramenta de linha de comando do dotnet.

E no caso do banco de dados, optei por usar o SQLite, para isso basta instalar Microsoft.EntityFrameworkCore.Sqlite ao invés de instalar o indicado na aula para o SQL Server. E na string de conexão com o banco de dados usar "Data Source=app.db", isto vai criar um arquivo "app.db"no diretório do sue projeto, este é o seu banco de dados. E você pode acessá-lo usando o DBeaver ou alguma extensão do Visual Studio Code.

Eu consegui finalizar todo o curso, e reproduzir todos os exemplos com esta abordagem.

Espero que ajude.

Obrigada Alex! Vou tentar aqui.