Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Não consigo conectar o workbench com o mysql

Estou utilizando o sistema operacional pop-os, instalei tanto o mysql quanto o workbench na mesma versão do ubuntu, entrando no mysql pelo terminal como root ( usando "sudo su" e colocando a senha) ele funciona, mas fora do root ele não permite mesmo eu usando mysql -u root -p e colocando a senha. O serviço está rodando e o login anônimo está habilitado, mas eu ainda não consigo conectar. Tela do terminal mostrando o login com sucesso através do root e sem sucesso fora do root Mensagem de erro de conexão gerada pelo mysql workbench

2 respostas

Então... dei jeito, porém gostaria que alguém me explicasse porquê funcionou.

Logando pelo terminal como root eu digitei o seguinte comando: ALTER USER 'root'@'localhost' IDENTIFIED WITH mysql_native_password BY 'password';

Trocando 'password' pela minha senha de root. E após isso consegui logar pelo workbench normalmente.

solução!

Olá, Gustavo, tudo bem?

Por padrão, o MySQL usa socket_authentication para autenticar usuários root sem inserir senhas. É o mecanismo pelo qual o usuário não precisa digitar uma senha para login. Por algum motivo, esse método de autenticação ficou definido por padrão no seu ambiente e quando você tentou acessar seu banco de dados através do Workbench, o erro acabou sendo retornado.

Para resolver esse problema, temos que usar o método tradicional de login, por este motivo, após executar o comando de alter user no terminal, você conseguiu realizar o login no workbench.

Espero ter ajudado e bons estudos!