1
resposta

Não consigo conectar a VM

Olá boa noite, Não consigo conectar a VM. Recebo o aviso de erro do windows. Quando entro na ajuda do windows ele me diz que não posso usar o acesso remoto pois a minha versão do windos é 10 home, para ter acesso teria que fazer um up grade para windows 10 pro. É isso mesmo, terei que comprar uma licença para poder ter o acesso remoto?

1 resposta

Olá, Davi

Entendo que você está tendo dificuldades para conectar à VM. Pelo que você mencionou, parece que você está tentando usar o recurso de Acesso Remoto do Windows 10 Home. Infelizmente, o recurso de Acesso Remoto (RDP - Remote Desktop Protocol) não está disponível na versão Home do Windows 10, sendo um recurso exclusivo das versões Pro, Enterprise e Education.

No entanto, isso não significa que você precise necessariamente adquirir uma nova licença do Windows 10 Pro para conseguir acessar a VM. Existem outras alternativas de softwares gratuitos que permitem a conexão remota, como o PuTTY e o MobaXterm, que são bastante utilizados para acessar servidores Linux, ou o Chrome Remote Desktop, caso esteja tentando acessar um servidor Windows.

Por exemplo, se estiver tentando acessar uma VM Linux na GCP, você pode usar o PuTTY. Após baixar e instalar o PuTTY, você precisará das informações de IP da sua VM e da chave privada SSH. No PuTTY, você insere o IP no campo "Host Name" e, na categoria "SSH", você insere a chave privada. Depois é só clicar em "Open" para iniciar a sessão SSH.

Espero ter ajudado e bons estudos!