Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Não consigo compilar

Não consigo compilar o meu , ele da erro javac: file not found : MeuProgramaModificado.java

10 respostas

O problema que ele não encontra o arquivo. Qual comando está utilizando para compilar? Tem certeza que está no diretório certo?..Verificou o nome do arquivo? Maiusculas e minisculas fazem diferença.

Oi, pra rodar o programa você precisa tá no terminal no mesmo diretório que você salvou o programa. Acredito que o erro seja isso.

estou usando o comando javac MeuProgramaModificado.java , mas mesmo assim ele fica dando esse erro. como eu sei q estou no terminal certo?

Se estiver no linux use pwd para ver em que pasta está e use cd para chegar até a pasta correta

estou no widowns mas o que nao estou entendendo, é que nao devo apenas escrever o javac MeuProgramaModificado? pq eu sei onde está salvo , eu criei uma pasta no desk top e salvei la dentro, criei no sublime e salvei nessa pasta

solução!

Quando você abre o terminal ele não deve estar na pasta Desktop, é preciso chegar até ela antes de rodar o comando. Utilize o comando cd + caminho até chegar na pasta.

Obrigada Marcio, era esse mesmo o problema

Se quiser tente isso para abrir o terminal direto da pasta. Para ativá-lo, apenas segure a tecla Shift quando você der um clique com o botão direito do mouse sobre uma pasta, criando um novo item no menu “Abrir janela de comando aqui“, no caso se seu windows estiver em inglês “Open Command Windows Here“. E em seguida basta selecionar o novo item.

Aqui na Alura tem um curso que mostra como mexer no terminal do Windows. Seria interessante se você fizesse ele. https://cursos.alura.com.br/course/prompt?preRequirementFrom=primeiros-passos-com-java

Bons estudos :)

Estou com atual erro :

C:\Users\GUILHERME>javac MeuPrograma.java
javac: file not found: MeuPrograma.java
Usage: javac <options> <source files>
use -help for a list of possible options

O que estou fazendo de errado ?