Como faço para conseguir colocar este arquivo no p5?
eu sigo as instruções do professor mas não da certo e diz que tenho que pagar o winrar alguem me ajud?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como faço para conseguir colocar este arquivo no p5?
eu sigo as instruções do professor mas não da certo e diz que tenho que pagar o winrar alguem me ajud?
Olá, Vitor!
Eu entendo a sua frustração. No entanto, não se preocupe, você não precisa pagar pelo WinRAR para realizar essa tarefa.
Aqui estão os passos que você pode seguir:
Primeiro, baixe o arquivo p5.collide2D.js a partir do site oficial. Você pode encontrar o arquivo aqui: Baixar o p5.collider, mas acredito que você, então não precisar baixar novamente.
Após o download, você verá que o arquivo está em formato .zip. Se o WinRAR está solicitando pagamento, você pode usar um programa alternativo gratuito como o 7-Zip para extrair o arquivo, basta dar um botão direito em cima do arquivo e depois em "extract here".
Após extrair o arquivo, você deve ter o arquivo p5.collide2D.js. Coloque este arquivo na mesma pasta do seu arquivo principal do projeto p5.js.
Agora, você precisa referenciar o arquivo p5.collide2D.js no seu arquivo HTML. Isso é feito adicionando a seguinte linha de código no cabeçalho (head) do seu arquivo HTML:
<script src="p5.collide2D.js"></script>
Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!
Sucesso ✨
Um grande abraço e até mais!