Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
13
respostas

Não consigo chamar o arquivo ruby para o terminal

Ao fazer o comando:ruby maior_ou_menor.rb eu recebo o seguinte erro: ruby :no such file or directory -- maior_ou_menor (loadError), estranho é que ele existe,pensei que era problema na extensão ao salvar no Brackets mais testei no notepad++ e continuou o mesmo erro,já conferi se o ruby está instalado e funcionado,testei também no terminal padrão do windows e no terminal que vem com o ruby e continua o erro,alguém poderia me ajudar ??

13 respostas

Olá Rodrigo, tudo bem?Bom, poderia verificar se o está executando o terminal no mesmo diretorio onde está o arquivo Ruby?

Oi Wanderson,já conferi estou executando o terminal no mesmo diretório,o erro continua,vou lhe dizer tudo que fiz eu criei uma pasta chamada ruby3 salvei o maior.... dentro dessa página,abri o terminal inicie o ruby -v,depois e fiz o comando ruby maior... não deu certo então eu fiz ruby ruby3,támbem não deu certo,poderia apontar se há algum erro nesse processo ? Grato pela prestatividade.

Oi Wanderson,já conferi estou executando o terminal no mesmo diretório,o erro continua,vou lhe dizer tudo que fiz eu criei uma pasta chamada ruby3 salvei o maior.... dentro dessa página,abri o terminal inicie o ruby -v,depois e fiz o comando ruby maior... não deu certo então eu fiz ruby ruby3,támbem não deu certo,poderia apontar se há algum erro nesse processo ? Grato pela prestatividade.

Oi Wanderson,eu acredito que que estou executando o terminal no mesmo diretório para ter certeza vou lhe passar meu passo a passo que estou seguindo,criei uma pasta chamada ruby3 nessa pasta ruby3 salvei aquele documento maior....,,então abri o terminal tentei executar fazendo ruby maior... deu erro depois tentei ruby ruby3 não deu certo também,tem algum erro nessas etapas ?,Grato pela prestatividade!

Oi Wanderson,eu acredito que que estou executando o terminal no mesmo diretório para ter certeza vou lhe passar meu passo a passo que estou seguindo,criei uma pasta chamada ruby3 nessa pasta ruby3 salvei aquele documento maior....,,então abri o terminal tentei executar fazendo ruby maior... deu erro depois tentei ruby ruby3 não deu certo também,tem algum erro nessas etapas ?,Grato pela prestatividade!

desculpe o excesso de mensagens,deu um bug aqui !

solução!

Não Rodrigo, no processo não há problema nenhum. É este mesmo. Agora façamos o seguinte pra tentar descobrir qual é o problema. Pra estar acontecendo esse problema, certamente só há 2 motivos que consigo pensar agora. Vou listalos abaixo:

1: Você não está com o terminal no mesmo diretorio do arquivo. Como descobrir? Simples, se estiver no Windows, digite no terminal o comando dir, ele vai listar os arquivos do diretorio/pasta atual, se nesta lista estiver o seu arquivo ruby, então você está na mesma pasta do arquivo. Outra forma? Os terminais mostram na tela, o diretorio que você está atualmente, no caso do Windows seria algo como: C:\Users\MeuNome. Neste caso verifique se o ultimo nome nessas barras é o nome da sua pasta onde está o arquivo ruby. No caso do linux Debian/Ubuntu ou variados, você pode usar o comando ls pra listar os arquivos e olhar no terminal a pasta atual assim como no windows, no canto esquerdo do terminal, no mesmo canto onde você digita os comandos. Caso não esteja na mesma pasta dos arquivos ruby, pode ir navegando pelas pastas com o comando cd nome_da_pasta até chegar na pasta/diretorio correta(o).

2: O nome do arquivo que você salvou pode estar diferente do que você digita no terminal, pode ter escapado um espaço no nome do arquivo na hora que salvou, você pode verificar isso também...

Diferente destes dois motivos, não encontro nenhum outro para justificar o erro/problema que está acontecendo com você Rodrigo, verifique novamente por favor e tenha certeza que está no diretorio correto. Por exemplo:

Se você criou uma pasta chamada curso_ruby, no diretorio do seu usuario e salvou o arquivo dentro como maior_ou_menor.rb, então (no windows) abrir o terminal ele vai mostrar o seguinte C:\Users\SeuNome>. Neste caso teria que entrar na pasta dos arquivos ruby com o comando cd curso_ruby e o terminal ia mostrar no canto esquerdo agora algo como: C:\Users\SeuNome\curso_ruby> e só ai eu executo o comando ruby: ruby maior_ou_menor.rb. No linux não é muito diferente. Só vai mudar um pouco a listagem de diretorios.

Olá, eu estava com o mesmo problema. Consegui resolver com a dica do "caso 1". Então gostaria de agradecer =D

Boa Felipe, que bom que ajudou!

Rodrigo, pode nos dar um feedback se seu problema também se encaixa nos casos que listei? Tô no aguardo aqui.

Olha, eu estava com esse problema também, mas a dica 1 resolveu meu problema. Muito Obrigado!

Estava com o mesmo problema dos meus colegas acima e consegui resolver com as soluções listadas pelo Wanderson. Obrigado.