Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
15
respostas

Não consigo chamar a função para o terminal

Na aula sobre funções o instrutor recomendou criar uma pasta python,pasta essa que foi criada por mim e salva na área de Desktop dos arquivos no meu windows 10,na aula o instrutor usa o comando cd Desktop/python/ para abrir o arquivo da função no terminal,ao usar essa função o terminal apresenta um erro,gostaria de saber se fiz algo errado ou se para Windows é utilizado um comando diferente.

15 respostas

Oi Rodrigo!

Você tem como mandar para mim a mensagem de erro que é exibida no terminal?Cole a mensagem em uma nova mensagem, sem problema. Se for algo específico do Windows 10 a gente descobre :)

Vamos resolver isso o mais rápido possível para que você possa continuar com seu treinamento.

desculpe marquei como resolvido como por incidente,existe uma maneira de desmarcar? em fim o terminal transmite o seguinte erro: o sistema não pode encontrar o caminho espicificado obrigado pela atenção

Rodrigo, vai me ajudar se vc copiar e colar tudo o que é exibido no console. Desde o comando que vC executou até a mensagem de erro.

Cola para mim aqui? Zilhoes de alunos já passaram dessa parte sem problema, vamos descobrir .

C:\windows\syswow64>(agora começa a parte que eu digitei)cd desktop/Python/ (Depois de apertar enter) O sistema não pode encontrar o caminho especificado(essa é mensagem passada pelo terminal) Obs:no vídeo o instrutor não inicializa o Python no terminal,eu já testei inicializando porém outra mensagem de erro é passada,mas eu acho que o jeito certo é não inicializar o Python primeiro como dito no vídeo. A única coisa que não postei e quem vem escrita no terminal é sobre o direitos reservados da Microsoft,acho que isso não interfere. Esses pequenos problemas são meio chatos e desistimulantes mas conto com você para superar este problema.

Você supera. Saber usar o terminal é algo importantíssimo. Vários treinamentos farão uso dele.

Bem, qual o nome do seu usuário no Windows? Quando você abre o prompt de comando você deveria estar na sua pasta do usuário. É sua pasta?

Só que você não colou o código na íntegra do terminal. Você escreveu os passos. Vou te pedir por favor que faça o procedimento é copie o conteúdo de todo seu terminal e cole aqui.

Posso contar que você fará isso?

Flavio poderia lhe passar meu e-mail para manter um contato melhor com voce?Sou iniciante algumas coisas n sei explicar,só teria como lhe dar um print do terminal,infelizmente aqui não é possível,o meu nome de usuário é o mesmo do perfil aqui no Alura,o meu terminal simplesmente abre sem paste de usuário,já é segunda linguagem que me oferece sérios problemas,primeiro o Ruby,e depois o python esse inicio no mundo da programação está sendo extremamente complicado,sobre o código tudo que puis eu escrevi para voce no comentário,o conteúdo da função está armazenado naquele arquivo biblioteca.py,sei que estou sendo chato com voce,mas realmente gostei muito dessa linguagem e quero persisti nela mesmo com esses problemas. vou tentar passar o código mais uma vez dessa vez na integra

Microsoft Windows [versão 10.0.10240] (c) 2015 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Windows\SysWOW64>cd desketop/python/ O sistema não pode encontrar o caminho especificado.

C:\Windows\SysWOW64>

isso é tudo que puis no terminal,como foi descrito pelo professor no vídeo mais uma vez obrigado pela sua Paciência

Rodrigo, ainda aguardo o texto que é exibido no terminal, até onde você foi.

Eu não uso Windows, mas tenho uma máquina com Windows 10 justamente para ajudar quem vem da plataforma Windows, e pelo o que eu consegui perceber, você não tem muita habilidade no terminal, certo?

Vou te mostrar como eu faço:

No Windows 10, vou lá na área de pesquisa onde está escrito "Pesquisar na Web e no Windows". Nela, eu escrevo prompt. Isso fará com que o Windows exiba uma lista de todos os aplicativos que contenham o texto prompt, no caso ele exibirá Prompt de comando. É este o terminal que você deve abrir e não outro.

Quando você clica nesse programa, uma tela preta será exibida, nela um caminho que aponta para a pasta do seu usuário. Olha como o WIndows 10 exibe a minha:

C:\Users\flavioalmeida>

Beleza, abrimos o terminal dentro da pasta do meu usuário. No caso do seu Windows, ele abrirá dentro da pasta do usuário que você está logado (por isso achei estranho aquele diretório que você exibiu para mim...).

Beleza, você criou na sua área de trabalho usando o Windows Explorer a pasta python. Veja se ela está em minúsculo, no mundo da programação pastas são sempre em minúsculo, uma convenção.

Então, sua área de trabalho no Windows 10 quando acessada pelo prompt de comando se chama Desktop. Então, como estamos na pasta do usuário, eu quero entrar dentro de Desktop/python, daí eu escrevo assim no terminal:

C:\Users\flavioalmeida>cd Desktop/python

Quando você fizer isso, o prompt mudará para:

C:\Users\flavioalmeida\Desktop\python>

Agora que você está dentro da pasta python, pode executar o interpretador do python seguido do nome do arquivo para executá-lo.

Aguardo seu feedback.

Eu vi que você colocou o código na íntegra, mas no seu exemplo escreveu "Desktop" errado.

Aguardo seu feedback depois de ler minha última mensagem. Aliás, sua versão do Windows está estranha, a minha é Microsoft Windows [versão 10.0.10586] a sua 10.0.10240. Bizarro isso, seu WIndows está atualizado?

Rapaz, pesquisei na internet essa pasta bizarra syswow64 e encontrei:

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1128816-ajuda-para-remover-o-syswow64-cmdexe-virus-por-favor/

Você está infectado pelo vírus sysown64, inclusive ele está alterando a sua pasta do usuário!!!!! Caramba, primeira vez que vejo um vírus prejudicando um aluno nas aulas!

Tem mais um link para te ajudar http://www.remover-virusspyware.com/removedor-de-c-windows-syswow64-msiexec-exe-de-pc

puts sou muto azarado mesmo,vou tentar resolver o problema do vírus,obrigado pela sua sensacional ajuda e dedicação,ainda vou lha passar o feedback continue mais um pouco comigo,acho que a solução de fato está a caminho.

só mais um detalhes,esse vírus poderia prejudicar o acesso arquivos de outras linguagens como ruby? acho que vc solucionou mais de um problema meu,tenho informações pessoais nesse computador, até mesmo minha nuvem azure está salva no computador,isso poderia vir a prejudicar o meu futuro projeto,parabéns Flavio sua ajuda foi vital,irei passar um e-mail para a Caelum e Alura te elogiando.

solução!

Rodrigo, como o vírus afeta seu diretório padrão no Windows, pode ser que ele tenha afetado seu curso de ruby também se você teve que usar o prompt.

Agora, elogios são bem-vindos, mas primeiro foque na remoção do vírus. O ideal seria você formatar a máquina, mas claro, fazendo backup dos seus arquivos antes para garantir que não há nada de errado.

Quando tiver tudo OK, a gente retoma o processo. Só quero combinar com você o seguinte. A gente fecha esse post, quando você voltar você posta novamente caso tenha dúvida, pode ser? Daí a gente não mistura o lance do Windows infectado com sua dúvida. Como você marcou em solucionado sem querer, para quem encontra essa dúvida ele acha que é solucionado.

Resumindo: quando tudo tiver OK, poste sua dúvida novamente em outro post.

Boa sorte Rodrigo!

entendido

Olá, Rodrigo! É bom que resolva esse vírus mesmo, mas o problema talvez seja outro - a sintaxe de seu comando no cmd está incorreta.

Você disse que seu nome de usuário é Rodrigo Gonçalves, como em seu perfil, não? Sendo assim você tem de entrar no cmd e digitar o seguinte comando:

cd\Users\Rodrigo Gonçalves\Desktop\Python

Então pode continuar normalmente como o instrutor indicou:

python
from biblioteca import *

Já consegui solucionar o problema Yan,mas obrigado pela dica,tenha bons estudos !

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software