34
respostas

Não consigo ativar o WAMP para acessar meu banco de dados no PHPMYADMIN

Toda vez que reinicio o meu computador, dá problema no WAMP e não consigo acessar o PHPMYADMIN. Consigo acessar tudo, menos o meu banco de dados. Estou usando o Wamp e Xampp para acessar localmente. O Wamp não fica online e só fica uma função ativa. Não consigo ativar tudo. O que pode estar acontecendo?

34 respostas

Bom dia Hugo!

Creio que não dê pra responder com tão pouca informação. Sua dúvida não ficou muito clara...

Você poderia mandar um print da sua tela? Você está utilizando o WAMP ou o XAMPP (você citou os 2!). Seu WAMP está configurado para iniciar automaticamente junto com o Windows?

Aguardo retorno.

Att

Jonas

Bom dia Jonas, obrigado pela resposta.

Eu tenho os dois, mas utilizo mesmo o WAMP. O Wamp não inicializa junto com o windows não. Deveria fazer isso?

Não há de quê! :-) Talvez ter os dois instalados / ativos cause algum problema.

Quando você reinicia o Windows, o que acontece quando tenta acessar a URL http://localhost/ ?

Ele abre o localhost e consigo acessar o link do projeto. A única coisa que não consigo acessar, é o banco de dados. Diz que o usuário "root" não existe, algo assim.

Se ele está mostrando essa mensagem, você deve ter criado outro usuário no Banco de Dados. Correto?

Se você consegue acessar a URL http://localhost/ logo ao iniciar o windows, significa que o WAMP está ativo, logo o mysql também está.

O problema é o usuário de Banco de Dados. Você deve ter apagado o usuário "root".

Então, mas isso tudo acontece automaticamente. Eu não faço absolutamente nada e quando reinicio o computador, ele não acessa o banco de dados. Tem alguma coisa a ver com a porta? Será que está rolando algum conflito?

Não faz sentido que aconteça automaticamente... Sugiro que desinstale um dos dois, ou o WAMP ou o XAMPP. Como eu disse antes, talvez ter os 2 instalados dê algum conflito.

Uma curiosidade: por quê você instalou os 2 quando apenas 1 é necessário?

Show. Vou fazer isso! Então.. eu não sabia que somente um era necessário. Fui descobrir depois. E agora com você falando, estou tendo certeza de que é para ter somente um. Sou iniciante, ainda tenho minhas dúvidas rsrs Mas vou desinstalar um e reiniciar o computador para ver o que acontece.

Tranquilo! Estamos todos aqui pra aprender! :-)

Testa aí e me diz!

Conflito de portas podem ocorrer e ocasionar a inicialização de somente um serviço.

Por exemplo: você conecta primeiro o skype e depois vai no Xampp. Então nao conectarão todos os serviços.

Assim é melhor iniciar o Xampp e soh depois o Skype pois este escolhe automaticamente outra porta. Se for outro serviço que nao muda automaticamente, é necessário sua configuração manual.

Abraço

Eu tirei a inicialização do Skype quando inicializo o windows. Mas mesmo assim continua.

Hugo, quando falo dos programas, não falo deles na inicialização do Win.

Inclusive, recomendo não fazer isto; a não ser que seja uma máquia de PDV (ponto de venda).

-> isto pois, geralmente estas máquinas são inicializadas e precisam que 'suba' um ambiente específico; independente de quem ligue a máquina.

Quando você conecta o Skype ele busca uma porta. Como nao uso na inicialização do windows, não sei se ele busca a porta quando conecta ou quando ja inicializa (pois quando inicializo-o, coloco a conectar).

Voltando ao seu problema...

Há como você printar a tela de erro?

Não consegui jogar print aqui, então coloquei no link do meu site..

www.tecnopartes.com.br/phpmyadmin.png

Se eu reinstalar o Wamp, ele não da esse erro e inicializa numa boa.

Hugo, provavelmente você alterou a senha do user "root". Ao reinstalar, ele deixou a padrão.

Da próxima vez, verifique o arquivo config.inc.php no diretório raiz do phpMyAdmin.

Esta linha mexe na config de senha

update user SET password=password("root") WHERE user="root";

Leonardo, não alterei não.. Nem mexi nisso! Deixei padrão justamente para que não houvesse problema. Estou tendo que reinstalar todos os dias que ligo o meu computador. Só dessa forma consigo utilizar. Vou dar uma olhada nesse arquivo.

www.tecnopartes.com.br/config.png

esse é o arquivo config.inc.php que está no diretório c:\wamp64\apps\phpmyadmin4.6.4\config.inc.php

Boa tarde Hugo e Leonardo!

Hugo

Pelo print que você mandou, o problema é a configuração do MySQL.

"#1045 - Access denied for user 'root'@'localhost' (sing password: NO)"

Significa que o MySQL não está permitindo que você faça login sem utilizar uma senha.

Você precisa alterar a configuração do MySQL.

Perdão, na verdade você precisa alterar essa configuração no phpMyAdmin.

Vá no diretório do WAMP, na pasta do phpMyAdmin, abra o arquivo "config.inc.php" e altere essa linha:

$cfg['Servers'][$i]['AllowNoPassword'] = false;

Para:

$cfg['Servers'][$i]['AllowNoPassword'] = true;

Já está com essa configuração "true"

Boa noite Hugo! Conseguiu resolver?

Bom dia Jonas, não consegui não. Continua do mesmo jeito.. Tenho sempre que reinstalar o Wamp quando ligo meu computador. Ele fica com a cor laranja e somente 1 serviço fica ativo . 2 deveriam ficar..

Hugo. Sua máquina tem algo de diferente? Por exemplo, é uma máquina num ambiente de empresa, em que rodam scripts em rede. Ou é uma máquina com instalação limpa do windows? Usei o Wamp ha muitos anos e quando fiquei sabendo que o Xampp roda em todos os ambientes preferi ele e desde então só ele.Penso que esta situação de reinstalar toda vez quer reinicia é algo que precisa ser resolvida. Se o problema persistir com outro software, então é o ambiente. Temos que isolar as possibilidades.

Você falando isso de rede, me deu uma luz. A minha maquina está em rede com mais 4 máquinas aqui no meu escritório. E li que o skype também atrapalha a inicialização do Wamp. Tem maquina aqui que o skype inicializa sozinho. Isso também pode ser um fator que esteja atrapalhando. Será que tem alguma solução para o Wamp quando se está em rede?

Quando liga sua máquina sozinha (já que são 4 na rede) este problema ocorre?

Não verifiquei dessa forma ainda.. Pois quando chego, as maquinas já estão ligadas

As portas influenciam no funcionamento. Veja se consegues alterar a porta que está trabalhando com o Wamp.

Pois se há um script que faz suas portas serem alteradas pode ser que o Wamp não consegue por isto. Tente alterá-las.

Onde eu alteraria as portas?

Hugo, dá uma lida neste post sobre rodar o Wamp em rede, pode ser que ajude.

Abraço

Fiz algumas mudanças aqui lendo o que me enviou e procurei mais algumas coisas na internet.. e realmente ainda está dando problema. Farei um teste no notebook que fica em casa. Lá não está em rede e teoricamente deveria funcionar direito. Se não funcionar, ferrou. Aí não sei o que pode ser.

Não ferrou. Vamos tentar resolver isto. Embora eu use Xampp, tentaremos ver o que está pegando com o Wamp.

Teste lá e veremos. Porque não acostumar com Xampp (embora pouca a dif, a vantagem é Xampp rodar em qualquer sistema, não sei se interferiria no futuro caso use uma maquina Win e outra Linux em rede). Ja tive que fazer integração de Win Linux e foi meio chato umas coisas. Então pensando nisto, caso eu fosse criar algo neste sentido creio que quanto menos problemas de testes, melhor. Assim, escolhi o Xampp.

Saquei.. eu vou fazer esse teste em casa e retornarei o contato. Obrigado pela dedicação em me ajudar. Tenha um ótimo dia e bons estudos! Abração

Somos todos por todos Hugo.

Ja houve (e ainda há) quem me ajuda. Assim a rede se forma altruísta. Ninguém sabe tudo, um dia o ajudado vai ajudar e quem sabe até mesmo quem ja o ajudou.

Abraço.