5
respostas

Não consigo aprender!

Galera, tudo bom? Bom, eu vim pedir algumas dicas pra vocês, eu realmente não estou conseguindo aprender o conteúdo.

Seguinte, eu comecei a fazer a logica de programação, até ai tudo bem, absorvi 90% do conteúdo passado, mas agora chegando no Logica de Programação II eu não consigo aprender, não sei se é incompetência minha ou outra coisa.

Queria que vocês me falassem maneiras de absorver mais o conteúdo por que, por mais que eu tente, não consigo entender esse capitulo, estou realmente me esforçando pra aprender mas nada sai, o professor é ótimo e o curso é bem explicativo mas sempre que chega nas partes "Ainda vamos incrementar esse código, mas é preciso que você resolva essa questão antes de continuar." eu travo e não sei o que fazer em relação ao codigo, gostaria de algumas dicas pra facilitar o aprendizado.

5 respostas

Tem que rever e rever as aulas e os conceitos passados, não tem outro caminho não, uma hora você pega o jeito.

Opa, Primeiro algumas questões, é o teu primeiro contato com programação?

Pelo que você passou acredito que sim, caso não seja tenta detalhar o que tu já viu/tentou, pra que a gente poça dar um Overview.

Qual item você tem tido maior facilidade, mesmo do primeiro curso, o que você acho mais tranquilo, pergunto isso pra podermos identificar o que seguir. Exemplo: " Eu entendo o que devo fazer pra resolver determinado problema, mas na hora de "Traduzir" em instruções acontece tal coisa...

Sei que não é uma ajuda de fato, e sim alguns questionamentos para tentar identificar quais pontos devemos focar. E dai sim irmos adiante.

Continue em frente, a comunidade é grande e a moderação é bastante ativa.

É muito importante que não se desespere, não se desmotive. Tente manter a calma. Cada um tem seu ritmo, suas facilidades e dificuldades para entender novos conhecimentos. Lembra na escola? Um é melhor em matemática, outro em Biologia, outro em Português. Aqui também é assim, Programação não é um assunto simples e trivial. É complexo sim, e pode levar tempo até entender e evoluir.

Eu lembro quando comecei a faculdade, fiquei os dois primeiros meses completamente perdido, não entrava na minha cabeça como escrever um algoritmo para as coisas mais simples. (Simples para quem já manja né.. hehe).

Meu conselho é este, não desista, persevere, e PRATIQUE. Foi só assim que eu consegui aprender, treinava toda hora, pegava os exercícios e ficava tentando e tentando, até que um dia finalmente entendi como era pra fazer.

Abraço.

Valeu galera, eu realmente adoro essa area e quero me esforçar ao maximo pra poder ter uma vida com base nisso, espero não ter parecido alguém idiota e querendo fazer drama. Meu real objetivo é conseguir alguma ajuda pra entender o conteúdo, acabei de terminar o Logica da programação II e não consegui pegar todo o conteúdo transmitido mas vou seguir adiante e tentar me desempenhar ao maximo. Muito obrigado pelas mensagens, de verdade, é sempre bom ver que não sou o unico que tive dificuldade ou que tem gente que se importa em ajudar o outro.

Boa noite!

Eu já estive na sua posição e o que posso lhe dizer é o seguinte não se desespere, no inicio é mais difícil mesmo, quando eu comecei lógica de programação eu tinha alguns macetes que peguei de professores e amigos que me ajudaram muito.

  1. Falar o que você aprendeu durante o exercicio, na hora de responder leia em voz alta, e diga para responder está questão primeiro eu tenho que fazer isso, agora isso e isso e assim por diante, funciona muito bem também na hora de absorver conteudo.

  2. Mapas mentais, um professor de historia me ajudou muito me ensinando uma estrutura de mapas mentais, para não facilitar o aprendizado.

  3. escreva o que você entendeu de uma explicação, escrever o que você entendeu é muito legal, não precisa ser muita coisa comece com 5 dez palavras e logo verá que nãlo conseguirá parar de escrever.

Bom espero ter ajudado :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software