Olá a todos, tenho certeza que muitas outras pessoas sofrem com isso ou já sofreram com tal problema. É o seguinte:
"Eu estudo, faço os cursos, faço os exercícios, vou fazendo testes durante o curso e aparentemente está tudo bem. O problema real vem quando o curso finaliza e eu penso: Vou utilizar os conhecimentos para criar algo.
Então eu sento e penso no que fazer, tenho uma ideia que não seja muito grandiosa e que se encaixe nos meu conhecimentos, que talvez eu precise pesquisar sobre outras coisas para executar o projeto. Até que chega o dia de colocar a mão na massa e nada saí."
Eu conheço a linguagem, conheço as Sintaxes e etc. Mas no momento de fazer aquilo por conta própria parece que sou um completo iniciante. Eu tenho pensado que talvez seja minha Lógica para montar o programa, afinal se eu conheço a linguagem e talvez só precise entender uma funcionalidade ou outra o que está me faltando é entender melhor como montar um programa.
Foi então que eu li o livro da Casa do Código sobre Lógica de Programação. Re-visitei os cursos de lógica aqui do Alura e busquei em outros lugares. E bem eu conseguia resolver todos os problemas tranquilamente apenas com a ideia apresentada, sem ler a resolução. Então passei a tentar algumas lógicas mais complicadas e bem tive uma dificuldade, mas sempre consegui chegar ao resultado, dificilmente empacando sem saber o que fazer.
Então passei a buscar outros desafios, como CodeFigths e etc. A conclusão é conheço a linguagem, entendo muitas vezes a lógica, porém não consigo criar um projeto próprio. Lembrando que estudei Python e Django e agora estou aprendendo JS para Node.JS. E não tenho conseguido aplicar JS nas minhas páginas mesmo estaticas. Alguém tem alguma ajuda? As vezes eu acho que é alguma especie de Bloqueio.