2
respostas

Não consigo alterar o aquivo mongod.conf [Linux WSL]

Estou usando o mongoDB no Linux no WSL, consigo acessar o arquivo alterar, mas não consigo salvar. Mesmo tentando alterar as permissões do arquivo diz que eu não tenho autorização para alterar a própria permissão.

2 respostas

Problema: Não é possível alterar o arquivo mongod.conf no Linux WSL, mesmo tentando modificar as permissões.

Solução:

1. Verifique as permissões do arquivo:Para checar as permissões do arquivo, use o comando:ls -l /caminho/para/mongod.conf

2. Altere as permissões:Caso você não tenha permissão para editar o arquivo, tente alterar as permissões com o comando:sudo chmod 644 /caminho/para/mongod.confIsso dará permissão de leitura e escrita para o proprietário e apenas leitura para outros usuários.

3. Confirme o proprietário do arquivo:Verifique se você é o proprietário do arquivo com:ls -l /caminho/para/mongod.confSe você não for o proprietário, altere o proprietário para o seu usuário:sudo chown $USER /caminho/para/mongod.conf

4. Edite o arquivo:Depois de ajustar as permissões, edite o arquivo com o editor de sua preferência (por exemplo, nano):nano /caminho/para/mongod.conf

5. Reinicie o MongoDB:Após salvar as alterações no arquivo, reinicie o serviço do MongoDB para aplicar as alterações:sudo service mongod restart

Nota: Se você ainda encontrar problemas, verifique se o WSL está executando o terminal como administrador e tente novamente.

Espero que isso resolva seu problema!

Consegui alterar. Editei o arquivo no bloco de notas com o comando notepad.exe mongod.conf , salvei do diretório regular do Linux e depois copiei para a pasta etc com o comando: sudo cp mongod.conf /etc/ . Com isso o arquivo antigo foi substituído pelo arquivo editado.

Porém ao reiniciar o mongod e tentar conectar aparece o seguinte erro: ECONNREFUSED 127.0.0.1:27017