3
respostas

Não consigo alterar as informações usando ALTER TABLE e ALTER COLUMN

Utilizo Linux e estou fazendo o curso no DBEAVER. Sabem me dizer como consigo alterar para not null na coluna codigo do produto? Quando executo a query recebo a seguinte resposta do sistema:

ALTER TABLE [TABELA DE PRODUTOS] ALTER COLUMN [CODIGO DO PRODUTO] VARCHAR(10) NOT NULL

SQL Error [1]: [SQLITE_ERROR] SQL error or missing database (near "ALTER": syntax error)

Dei uma procurada nos foruns, mas não achei nada que me ajudasse com isso.

3 respostas

Olá Gabriel, tudo bem?

Você poderia fornecer mais detalhes do seu problema?

  • Você precisar alterar o campo CODIGO DO PRODUTO para NOT NULL?

Aguardo o seu retorno!

Na aula do curso 1 de banco de dados criamos a tabela e agora queremos transformar uma das colunas em uma chave primária. Pra isso preciso transformar a coluna em um valor não nulo, já que se for nulo, não pode ser PK. Mas no dbeaver se sigo o exemplo dado pelo professor não consigo alterar as propriedades da coluna.

Ta tentei com:

ALTER TABLE [TABELA DE PRODUTOS] ALTER COLUMN [CODIGO DO PRODUTO] VARCHAR(10) NOT NULL

ALTER TABLE [TABELA DE PRODUTOS] MODIFY COLUMN [CODIGO DO PRODUTO] VARCHAR(10) NOT NULL

ALTER TABLE [TABELA DE PRODUTOS] CHANGE COLUMN [CODIGO DO PRODUTO] VARCHAR(10) NOT NULL

acabei empacando nessa parte. Se não conseguirem eu opto pelo windows e o SSMS mesmo.

Sim Gabriel, é possível, porém não utilizo o DBEAVER, então busquei uma imagem para tentar te ajudar.

  • Selecione a tabela onde deseja alterar a coluna
  • Quando o assistente disponibilizar as informações da tabela, localize a coluna, marque a opção Not Null e tente salvar as alterações.

utilizando o DBEAVER para alterar uma tabela

Espero ter ajudado Gabriel!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software