Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Não consigo adicionar imagens ao drawable

1) O mecanismo de copiar as imagens e colar em res não funciona... não faz nada. 2) Troquei a visualização dos arquivos de "Android" para "Project" e manualmente criei a pasta produto_1, abri ela no Windows Explorer e manualmente inseri as imagens lá. Ele organizou as imagens conforme os dpi, como esperado, mas nem a pasta nem as imagens aparecem na visualização padrão "Android" 3) Não consta nenhuma referência no diretório @drawable, ao setar o srcCompat, apenas os arquivos padrão ic_action e ic_launcher

Abaixo segue um print.

Obrigado! Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas

Olá Henrique, como vai?

Acredito que possa estar acontecendo contigo o mesmo que aconteceu por aqui. Ao baixar as imagens no link disponibilizado na atividade é salva uma pasta .zip e se tentarmos copiar os diretórios direto dela pra colar no res do projeto no Android Studio realmente não vai funcionar.

  • Primeiro é preciso extrair esses arquivos clicando com o botão direito sobre a pasta que você baixou e indo em Extrair tudo, como no print abaixo:

Indicação de uma pasta compactada com as opções de clique com botão direito aparentes e selecionada a opção "extrair tudo"

  • Feito isso vai ser gerada uma nova pasta com os arquivos descompactados, aí sim, nessa pasta extraída, você pode selecionar tudo e copiar os diretórios das imagens para serem incluídas no projeto.

  • Já no Android Studio você vai no menu lateral em App, depois em res e dentro da pasta res você pode clicar com o botão direito e ir em Past ou então com o ctrl+v no teclado.

Print de uma tela do android studio com destaque para o menu lateral do projeto, destacas os diretórios "app", "res" e "past" nas opções que aparecem clicando com o botão direito do mouse

  • Pronto, fazendo isso já vão aparecer os arquivos pra você, conforme print abaixo:

Print do menu lateral do Android Studio com destaque para os arquivos de imagem inseridos pelo arquivo de download inicial

Prontinho, seguindo esses passos você vai conseguir inserir as imagens corretamente. Testa aí e depois me fala se deu certo.

Bons estudos por aí =)

Oii, Jeniffer, tudo ótimo e com você??

Muito obrigado pelo retorno, a operação de copiar/colar deu certo agora sim! Mass, apesar disso, ainda não tenho a visualização quando estou no Modo Android ali para o menu de estrutura de projeto... e além disso, os arquivos não se mostram disponíveis para uso/referência no código xml. As pastas de diferentes dimensões da imagem foram coladas com sucesso no diretório, e aparecem quando seleciono a visualização do tipo "Projeto" para a estrutura do menu lateral, mas ainda não consigo acessá-la no código. Aí do seu lado o comportamento foi esse mesmo, ou suas referências funcionam normalmente?

Agradeço novamente pela atenção, uma ótima semana!

solução!

Oi Henrique, tudo bem também, obrigada por perguntar =) Ótima semana procê também!

Por aqui funcionou direitinho as referências e a visualização das imagens, pode ter acontecido algum bug na hora de colar os diretórios. Vou te passar algumas coisas que costumo fazer quando acontece algo assim no Android Studio, aí você pode testar pra ver se vai funcionar pra você também:

  • Exclui o diretório produto_1 que tá aparecendo pra você na visualização de Projeto
  • Reinicia o Android Studio (pode parecer estranho mas isso as vezes resolve muitos problemas hahaha)
  • Volta pro modo de visualização Android
  • Vai na pasta res e cola os diretórios copiados

Nessa última parte fica bem de olho pra colar os diretórios dentro da pasta res e não na pasta drawable, esse pode ser uma razão pro problema também.

Testa aí e depois me fala se deu certo. Caso ainda não tenha funcionado me manda um print da sua estrutura de diretórios do projeto preu ver como que tá aparecendo aí.

=)

Jeniffer, não sei o que aconteceu, mas hoje de manhã ele resolveu funcionar ! kkkkk Nos outros dias já tinha feito esses passos, exclui reiniciei algumas vezes pra tentar de novo... e nada. Mass tentando novamente agora foi.

Obrigado de novo pela atenção viuu, valeu mesmo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software