1
resposta

não consigo achar o erro.

//variaveis bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;
//variaveis velocidade bolinha
let velocidadeXBolinha = 4;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variaveis raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete= 5;
let alturaRaquete = 100;
let velocidadeMinhaRaquete = 5;
//variaveis raquete oponent
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeRaqueteOponente;

let colidiu = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentoBolinha();
  verificaColisaoBolinha();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentoMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete();
  //library
  colisaoMinhaRaqueteLibrary();
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentoRaqueteOponente();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentoBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBolinha(){
   if( xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if(yBolinha + raio> height || yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x, y){
  rect(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}

function movimentoMinhaRaquete(){
  if(keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= velocidadeMinhaRaquete;
  }
  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += velocidadeMinhaRaquete;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if( xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete
    && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete
    && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1
  }
}

function colisaoMinhaRaqueteLibrary(){
   colidiu = collideRectCircle(xRaquete, yRaquete, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
  if(colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1
  }
}

function movimentoRaqueteOponente(){
  velocidadeRaqueteOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete/ 2 - 30;
  yRaquete += velocidadeRaqueteOponente;
}

1 resposta

Olá Vittor! Tudo bom?

O único problema é que você aplicou a lógica para a raquete do jogador mas deixou a raquete do oponente na tela para visualização. Para que o código funcione como o esperado, basta você inserir as variáveis da raquete do oponente. Olha só:

function colisaoMinhaRaqueteLibrary(){
   colidiu = collideRectCircle(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
  if(colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1
  }
}

Espero que tenha ajudado!

Um abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software